Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Presidente divulga carta à CEDEAO para esclarecer que não pediu missão militar
- 1-Oct-2010 - 21:44


A Presidência da Guiné-Bissau divulgou hoje a carta enviada pelo chefe de Estado guineense à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) a pedir apoio para aplicar a reforma do sector da defesa e da segurança.


Segundo fonte da presidência guineense, a divulgação da missiva visa esclarecer a opinião pública sobre o exacto pedido que o Presidente Malam Bacai Sanhá fez à CEDEAO no âmbito da reforma daqueles sectores no país, e afastar a ideia de que o chefe de Estado guineense teria pedido a vinda de militares para o país.

Na carta, o Presidente da Guiné-Bissau refere que a “interrupção do processo de reforma (…) teve como consequência atrasos na implementação da fase subsequente da mesmo”.

Na carta, Malam Bacai Sanhá refere que há necessidade de continuar a reforma, devido ao processo de desenvolvimento do país e pede apoio à CEDEAO.

“Vimos pelo presente solicitar a vossa excelência, na qualidade de Presidente em exercício da CEDEAO (Goodluck Jonathan, presidente da Nigéria) apoio e assistência na implementação da reforma do sector de defesa e segurança”, escreve o Presidente guineense.

“No caso de vossa excelência anuir sobre este pedido, a natureza e as modalidades específicas serão posteriormente determinadas, conjuntamente com o Governo da Guiné-Bissau”, acrescenta na missiva.

O documento, datado de 20 de Setembro, foi também enviado ao presidente em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o chefe de Estado angolano José Eduardo dos Santos, e ao presidente em exercício da União Africana, Bingu Mutharika.

No passado dia 25, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau já tinha informado os parceiros internacionais do país que o Presidente Malam Bacai Sanhá tinha pedido o envio de uma missão da CEDEAO de apoio à reforma do sector de defesa e segurança, mas sem componente militar.

“O que se pediu é uma missão para ajudar, fazer assistência e apoiar, mas não uma força militar”, disse Mano Queta.

Na última reunião do grupo de contacto internacional para a Guiné-Bissau, ficou decidido que a CEDEO vai liderar o apoio à reforma do sector de defesa e segurança no país.

O grupo decidiu também que a ONU fica com o papel de coordenação e mobilização da comunidade internacional para apoio àquela reforma.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem