As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Mário Lúcio Sousa recebe prémio literário e lança obra em Portugal
- 8-Oct-2010 - 23:09


O escritor cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa recebe sábado, em Cantanhede, o Premio Literário Carlos de Oliveira, numa sessão em que será lançada a obra galardoada, “O Novíssimo Testamento”.


Já com uma significativa obra editada em Cabo Vede, de poesia, teatro e ficção, o autor confessa que a atribuição do prémio o lançou nas lides editoriais, o que não pensava que acontecesse nesta altura.

Satisfeito com a receptividade que a obra está a ter em Portugal junto da crítica, explicou que a não utilização de ponto final na sua escrita foi uma opção que lhe surgiu naturalmente: “Não somos pretensiosos. Fui embalado sem colocar o ponto final”.

Acrescentou que narrativa surge a história de Jesus, o que lhe provocou uma interrogação: “Quem sou eu para colocar um ponto final na vida de Jesus?”

Mário Lúcio afirma sentir-se honrado com as referências da crítica, “pela tradição e cultura dos grandes literatos” do seu país que lhe conferem a dimensão de “povo criativo”.

Embora considere que a sua escrita “pertence a outro universo”, porque “vem da oralidade”, encontra em Cabo Verde “referências patrióticas e estéticas” em Eugénio Tavares, António Aurélio Gonçalves, já falecidos, e em Arménio Vieira (Prémio Camões 2009), Germano Almeida, José Vicente Lopes e Vadinho Velhinho.

Em “Novíssimo Testamento”, obra distinguida na segunda edição do Prémio Literário Carlos de Oliveira (bienal) em 2009, Mário Lúcio Sousa reinventa as Escrituras sagradas, recorrendo ao contexto cabo-verdiano, e coloca a hipótese de Jesus ter sido mulher.

O lançamento da obra em Cantanhede inicia um ciclo de lançamentos em diversas cidades portuguesas, nomeadamente em Lisboa, Coimbra, Porto, Leiria e Póvoa de Varzim.

Mário Lúcio Sousa adiantou que aproveitará as sessões de lançamento do livro, das Edições D. Quixote, para divulgar também o seu mais recente trabalho discográfico, “Kreol”, o quarto a solo depois da suspensão de actividade do grupo Simentera, lançado a semana passada em Cabo Verde.

Em “Kreol”, inspirando-se na rotas da escravatura, grava composições em sete países, e reúne a colaboração de músicos e intérpretes locais, de Cesária Évora, Harry Belafonte, Mario Canonge, Milton Nascimento, Pablo Milanés, Pedro Jóia, Ralph Thamar & Teresa Salgueiro.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem