Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
ANMP quer países africanos lusófonos na direcção de instituição mundial
- 13-Oct-2010 - 19:20


O secretário-geral da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) afirmou hoje que “tudo fará” para que um representante dos países africanos lusófonos venha a ser eleito para os órgãos directivos da instituição mundial que representa o poder local.


De acordo com Artur Trindade, a eleição de um representante africano lusófono para os órgãos directivos da organização Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG) é um objectivo que a ANMP tem a “certeza que vai conseguir” concretizar em Novembro.

Falando numa iniciativa, que visou comemorar os vinte anos de cooperação intermunicipal entre os municípios do Seixal, em Portugal, e da Boa Vista, em Cabo Verde, Artur Trindade lembrou que os órgãos da UCLG, que reúne mais de mil cidades e 112 associações de governos locais de 127 países, já integram um representante africano, mas “que não é de um país de língua oficial portuguesa”.

“Na organização temos um representante português, o presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses [Fernando Ruas]. Agora estamos a apostar que, no próximo congresso do UCLG [que decorre em Novembro, no México)] venhamos também a ter um representante africano lusófono, provavelmente um cabo-verdiano ou moçambicano”, precisou.

Artur Trindade adiantou que a ANMP já está a “trabalhar nesse sentido” e lembrou que, em Março deste ano, num esforço semelhante, a associação conseguiu “colocar sete representantes lusófonos – de Cabo-Verde, Moçambique e da Guiné-Bissau” – na associação africana que integra as associações de municípios do continente.

O III Congresso de Cidades e Governos Locais Unidos, que decorre entre 16 e 20 de Novembro no México, tem previsto reunir mais de três mil representantes de todo o mundo, entre os quais autarcas, presidentes regionais e representantes locais, que vão apresentar o que a sua cidade e região representa no cenário internacional.

O papel dos governos locais no desenvolvimento ou construção de uma maior solidariedade entre os povos e territórios, o combate às alterações climáticas, o desenvolvimento regional sustentável e a crise financeira global são alguns dos assuntos que estarão em destaque no encontro, segundo a organização.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem