As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
França disponibiliza um milhão de euros para Desenvolvimento Solidário
- 14-Oct-2010 - 12:51


A França disponibilizou um milhão de euros para financiar, ao longo de três anos, o Programa de Desenvolvimento Solidário (PDS) em Cabo Verde, projecto de apoio aos cabo-verdianos na diáspora, garantindo uma melhor regulação do fluxo migratório bilateral.


A convenção foi assinada na Cidade da Praia pelo ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, José Brito, e pela embaixadora de França em Cabo Verde, Marie Christine Glas.

O programa tem quatro componentes, como o desenvolvimento local, através de iniciativas propostas pelos migrantes, apoio a iniciativas dos jovens, visando o desenvolvimento económico, social e cultural, acompanhamento dos promotores de projectos de investimentos económicos privados e mobilização das competências da elite cabo-verdiana na diáspora, concretamente em França.

Segundo José Brito, o projecto permitirá desenvolver acções destinadas a incitar o desenvolvimento económico e social do país, privilegiando iniciativas que beneficiem as regiões dos emigrantes cabo-verdianos.

O projecto visa a melhor integração da diáspora cabo-verdiana no processo de desenvolvimento do país e permite, sobretudo aos jovens em situação legal em França, regressar ao país para investir e ter uma nova vida em Cabo Verde.

Marie Christine Glas, por sua vez, sublinhou a importância da convenção, salientando que o programa vai apoiar o projecto de desenvolvimento local nas áreas de educação, saúde, agricultura, pecuária, ambiente, entre outras, em Cabo Verde.

Segundo a diplomata, o PDS insere-se no quadro do acordo de gestão concertada do fluxo migratório rubricado entre a França e Cabo Verde em Novembro de 2008, cujo processo de implementação está actualmente em curso.

O Ministério da Imigração, Integração e Identidade Nacional francês, através do Serviço de Assuntos Internacionais do Departamento do Desenvolvimento Solidário, lançará o concurso em Dezembro para a triagem dos projectos.

A selecção dos projectos será feita por um comité técnico de análise, co-presidido pelo serviço de cooperação da embaixada de França na Cidade da Praia e pela direcção nacional de Assuntos Políticos e de Cooperação do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem