As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Encontros culturais de língua portuguesa a partir de Novembro no Rio de Janeiro
- 20-Oct-2010 - 20:42


A partir do dia 1º de Novembro, o Rio de Janeiro será ponto de convergência da cultura lusófona. Durante uma semana, a cidade recebe os Encontros Culturais de Língua Portuguesa, uma iniciativa do Ministério da Cultura com apoio do Oi Futuro e Fundação Casa de Rui Barbosa e realização da Talu Produções.


Até o dia 7 de Novembro, o evento reunirá espectáculos de dança, música, circo, teatro, exposição, mesas de debates e oficinas teatrais nas unidades do Oi Futuro de Ipanema e Flamengo, Casa de Rui Barbosa e Circo Voador, todos com entrada gratuita.

“O Brasil tem assumido cada vez mais um papel protagonista na promoção do intercâmbio cultural entre as nações de língua portuguesa e este é mais um passo para consolidar esta posição”, destaca o director de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.

“É uma honra estarmos à frente deste evento que vem ao encontro de nossos ideais de promoção da cultura lusófona”, endossa a actriz e produtora Tânia Pires, que coordena o evento.

Os Encontros Culturais serão divididos em cinco diferentes eventos. Um deles é a exposição ‘Teatro Sem Fronteiras’, que ocupará o foyer do Oi Futuro Flamengo a partir do dia 1º de Novembro e ficará aberta durante os sete dias do projecto.

São fotografias tiradas por Tânia Pires, Sérgio Ferrara, Valmyr Ferreira e Val Ferreira durante o projecto de oficina teatral itinerante idealizado pela TALU Produções que circulou no ano passado pelos países da CPLP com o objectivo de unir os países que falam português e disseminar a cultura por meio do teatro.

No mesmo local acontece a oficina teatral ‘Máscaras em movimento’, durante os dias 1 e 2 de Novembro, ministrada pelo português Nuno Pino Custódio para estudantes de teatro. Desde 1990, Nuno desenvolve esta metodologia, leccionando em universidades e escolas profissionalizantes de Portugal. Criou encenações em companhias como Teatro Meridional, O Bando, Teatro Oficina, Companhia do Chapitô, A Barca, Teatrão e Teatro do Montemuro, entre outras.

No Oi Futuro Ipanema o público carioca terá a oportunidade de conferir a Mostra ‘Artes Sem Fronteiras’, que reúne espectáculos de dança, circo e teatro trazidos por grupos como o Elinga Teatro, de Angola; Estação Teatral, de Portugal; Raiz Di Polon, de Cabo Verde, e o GTO (Teatro do Oprimido) da Guiné-Bissau.

Os rumos da cultura de língua portuguesa serão debatidos nos dias 3 e 4 de Novembro, quando a Casa de Rui Barbosa sediará quatro Mesas de Debates com temas ligados à música e ao teatro, com a participação de expoentes nas áreas da dramaturgia, música, crítica jornalística e educação.

A música tem seu grande momento na noite de 4 de Novembro, quando subirão ao palco do Circo Voador no show ‘O Som da Língua’, o Afroreggae, o moçambicano Cheny Wa Gune e Quarteto, DJ MAM, o grupo português Kumpania Algazarra e ainda Fernanda Abreu, que faz participação especial apresentando o evento e cantando três músicas com o Afroreggae.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem