Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Região da Macaronésia abre portas à cooperação atlântica, diz o Governo
- 6-Dec-2010 - 11:03


A criação, no próximo domingo, da região da Macaronésia, com os Açores, Madeira e Canárias, vai abrir portas ao reforço da cooperação em muitas áreas, disse hoje o primeiro-ministro de Cabo Verde.


José Maria Neves, entrevistado pela Rádio de Cabo Verde, salientou que a "cimeira" constitutiva da Macaronésia, a realizar sábado e domingo no Mindelo (ilha de São Vicente), vai permitir o incremento da cooperação cabo-verdiana com Portugal e Espanha e, sobretudo, com os restantes três arquipélagos.

"Estou particularmente satisfeito com a possibilidade de, dia 12, podermos criar a região da Macaronésia e criar condições para uma forte cooperação entre quatro arquipélagos que têm muito em comum", disse.

"Abre possibilidades de cooperação em áreas como os transportes aéreos e marítimos, tecnologias de informação e comunicação, segurança marítima, investigações oceanográficas, ensino superior, ciência e cultura e também as questões ambientais", salientou.

Em relação a esta última questão, José Maria Neves salientou que os quatro arquipélagos "têm de fazer face" às mudanças climáticas, ao aquecimento global e aumento do nível das águas do mar, o que, com a criação da Macaronésia, trará "oportunidades enormes" de cooperação.

Falando da "grande vitória da diplomacia cabo-verdiana" e reivindicando a autoria da proposta, "prontamente aceite por Portugal e Espanha", o primeiro-ministro de Cabo Verde salientou a importância da iniciativa, reiterando a intenção de criar uma zona de paz, estabilidade e desenvolvimento económico.

"É um dos maiores ganhos da diplomacia cabo-verdiana, porque vamos conseguir criar uma âncora fundamental para Cabo Verde, para o crescimento económico e para a competitividade da economia cabo-verdiana, mas sobretudo para a criação de uma zona de paz, de estabilidade e de cooperação para o desenvolvimento para esta região do Atlântico", sublinhou.

Em relação às presenças na "cimeira", em que se previa inicialmente a ida ao Mindelo dos primeiros-ministros de Portugal, José Sócrates, e Espanha, José Luis Zapatero, o chefe do executivo da Cidade da Praia indicou que as agendas dos seus homólogos estão "extremamente complicadas", pelo que virão seus representantes.

De Portugal, disse, estará presente o chefe da diplomacia portuguesa, Luís Amado, e de Espanha um dos vice-presidentes do Governo, aguardando-se ainda a conformação de quem representará os Açores, Madeira e Canárias, regiões ultraperiféricas (RUF) da União Europeia (UE).

Segundo José Maria Neves, para a "cimeira" foram também convidados representantes da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África ocidental (CEDEAO) e da presidência das RUF da UE.

"A agenda é, neste momento, extremamente complicada, mas há um empenhamento forte na realização desta cimeira e no comprometimento de todos na criação da região da Macaronésia", concluiu.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem