Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Vem aí a sociedade de oftalmologistas angolanos
- 3-Oct-2011 - 10:07

Os médicos oftalmologistas vão, no próximo ano, criar a Sociedade Angolana de Oftalmologistas, para troca de experiências e juntos caminharem lado a lado rumo à assistência de qualidade às populações. A informação é de Pedro Albuquerque, membro da organização da terceira reunião Luso-Africana de oftalmologia, que encerrou domingo último, em Luanda.


Acrescentou que os oftalmologistas vão ainda, em 2012, realizar o seu primeiro congresso, bem como também deverá ser criada a sociedade da CPLP, onde os angolanos terão a oportunidade de trocar experiências com outros colegas e aumentar os seus conhecimentos.



Para o médico, o terceiro encontro Luso-Africano de oftalmologia trouxe temas que poderão ajudar a melhorar os serviços de oftalmologia dos países africanos, até em termos de formação, visto que boa parte do que é feito é graças a colaboração de médicos expatriados.




Apontou igualmente que o país conta com 20 médicos angolanos e destes 18 estão em Luanda, um em Benguela e outro em Cabinda, e sem nenhum especialista de oftalmologia pediátrica.




Segundo Albuquerque, as demais províncias possuem médicos, mas de uma maneira só Luanda e Benguela estão em condições de oferecer condições para oftalmologia diferenciada, o que não é salutar.



Existem vários problemas de oftalmologia que se forem tratados precocemente evitar-se-iam inumeros casos de cegueira, por exemplo a provocada pelo glaucoma que assola muitos angolanos, e a catarata que pode ser tratada com cirurgia.



"As patologias mais frequentes em Angola podem ser tratadas, dando a possibilidade da pessoa voltar a ver", frisou.




Pedro Albuquerque disse ainda que muitas crianças têm dificuldades cognitivas na escola, que muitos deles podem estar relacionados com problemas de oftalmologia, por isso, só a medicina preventiva na tenra idade será o primeiro passo para dar melhor vida às crianças.



Neste âmbito, nos próximos meses, o médico oftalmologista anunciou à Angop que vai lançar um programa de prevenção nas escolas do primeiro nível, que começará na província de Benguela.




O projecto que se denominará "tolerância zero" nas escolas do primeiro nível de Angola, que pretende melhorar as condições de saúde da população estundantil, através da formação de recursos humanos e criação de uma rede de vigilancia clinico-epidemiológica aplicada aos problemas de saúde.



Fonte: Angop
Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem