Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
IX Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP
- 20-Jul-2012 - 23:40

Terminou, esta tarde, em Maputo, a IX Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, onde os líderes dos países membros da organização exigem o restabelecimento da ordem constitucional na Guiné-Bissau.



A Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Cplp, não tem nenhum sentimento de animosidade em relação

às autoridades que lideram a Guiné-Bissau após o golpe militar de 12 de Abril, disse o secretário-executivo do bloco.

Domingos Simões Pereira falava à Rádio ONU, da capital moçambicana, Maputo, que acolhe nesta sexta-feira a cimeira de chefes de Estado e governo da organização.

De acordo com o secretário-executivo, a Cplp exige o restabelecimento urgente da ordem constitucional.

Mecanismo Democrático

"Não há aqui nenhum sentimento de animosidade em relação às pessoas que se apresentam como líderes destas estruturas, mas é preciso reconhecer que essas estruturas não foram escolhidas pelo povo guineense e, portanto, não tendo sido escolhidas pelo povo guineense num mecanismo democrático, a organização Cplp não está em condições realmente de criar uma derrogação para os acomodar".

A situação sócio-política na Guiné-Bissau vai ser um dos principais temas da 9ª. Conferência dos líderes da Cplp. Durante a reunião, Angola passará o testemunho da presidência rotativa da organização a Moçambique.

Dificuldades

O ministro angolano das Relações Exteriores, George Chicoti, reconheceu as dificuldades de Angola em resolver a situação na Guiné-Bissau durante o seu mandado.

"A Guiné-Bissau constituiu a grande frustração da presidência angolana.O esforço de solidariedade que Angola e a Cplp se prontificaram a prestar à Guiné-Bissau e, designadamente, a urgente reforma de defesa e segurança falhou rotundamente, tendo ficado clara a mensagem de que os militares não consentiram em ceder voluntariamente o poder que detêm na Guiné-Bissau".

Ação Concertada

O restabelecimento da ordem constitucional foi defendido, igualmente, pelo presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca. O chefe de Estado cabo-verdiano apelou para uma ação concertada entre a Cplp, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, Cedeao, e as Nações Unidas.

"Nós temos que criar condições para que as nossas posições com a Cedeao, a União Africana e as Nações Unidas sejam uma posição muito próxima de forma a que ela seja sólida e possa pôr em prática o principio fundamental de condenarmos os golpes de estado e que o único critério de legitimidade e exercício do poder político seja o do voto popular das urnas".

Timor-Leste

O presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, que participa pela primeira vez no encontro de líderes, manifestou otimismo quanto à situação político militar no país da África Ocidental.

"Para nós é uma pena. É um país que tanto nos inspirou durante anos para lutarmos contra o colonialismo. Mas nós estamos muito seguros que eles vão ultrapassar essa situação. A Cplp, como um todo, naturalmente vai dar o seu apoio máximo para que a Guiné retorne à normalidade e se desenvolva o país para o benefício do seu povo".

A Cplp reconhece o governo deposto no golpe de Estado de abril, enquanto a Cedeao apoia às autoridades de transição da Guiné-Bissau.

Adesão plena da Guiné Equatorial à CPLP foi de novo adiada e a organização quer reunião de "alto nível" sobre Guiné-Bissau nas Nações Unidas.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem