Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil aprofunda relações bilaterais
- 22-Sep-2003 - 14:44

O acompanhamento de todo o processo de integração luso-brasileiro e o intercâmbio entre parlamentares dos dois países constituem as prioridades do recém-criado Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil.


Constituído por deputados dos quatro maiores partidos com assento no parlamento português, o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil permitirá uma permanente troca de impressões, experiências, conhecimentos e facilitará o diálogo entre os representantes de ambos os países, disse à Agência Lusa Eduardo Moreira, deputado do PSD e presidente deste órgão.

Tendo como lema "Portugal e Brasil mais unidos em 2004", a iniciativa da Assembleia da República surge após o governo português ter manifestado a intenção de querer aprofundar as relações bilaterais, políticas e económicas com o Brasil, explicou o mesmo responsável.

Segundo Eduardo Moreira, à semelhança do Brasil foram criados grupos de amizade com países que mantêm uma relação especial com Portugal, nomeadamente da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da União Europeia (EU), e com países onde existe uma forte concentração de emigrantes portugueses.

Apesar do programa de acção do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil ainda não ter sido fixado, aguardando-se que o presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, marque a primeira reunião do organismo, Eduardo Moreira adiantou à Lusa que está prevista a criação de um projecto bi-partido para divulgar a língua portuguesa no mundo.

O deputado social-democrata explicou que o projecto pretende dividir a responsabilidade na promoção e ensino da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

Como exemplo, citou "a primeira grande experiência de sucesso" que decorre em Timor-Leste, onde professores de Portugal e Brasil trabalham, lado a lado, no ensino da língua portuguesa.

Eduardo Moreira adiantou ainda que Portugal quer transmitir ao Brasil a sua experiência de tratamento de emigrantes e dar a conhecer as estruturas de apoio que estão à disposição dos portugueses na diáspora.

"Como o fenómeno emigração é recente no Brasil, Portugal quer transmitir toda a sua experiência às entidades brasileiras", precisou.

Os investimentos portugueses no Brasil também estão previstos nas linhas de acção do recém criado grupo parlamentar, que - de acordo com o deputado - estará em contacto com os investidores portugueses e participará em seminários e encontros empresariais.

Disse ainda que o órgão prestará ainda todas as informações necessárias para que os investimentos sejam produtivos.

O mesmo responsável salientou que o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil manterá um intercâmbio permanente com o Brasil para que "a integração luso-brasileiras aconteça da forma mais ampla possível".

Afirmou igualmente que no Brasil está a ser constituído um grupo semelhante e que já começou a manter contactos permanentes com parlamentares do Congresso Nacional Brasileiro.

Além de Eduardo Moreira, fazem parte do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil Graça Proença de Carvalho, Manuela Aguiar, Tavares Moreira e Teresa Morais, do Partido Social Democrata, Ana Benavente, José Lello, Maria Santos e Vicente Jorge Silva, do Partido Socialista, Odete Santos, do Partido Comunista Português, e Nuno Melo, do Partido Popular.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem