Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
«Desenvolvimento dos sistemas educativos na CPLP vai afirmar-se»
- 24-Sep-2003 - 17:43

O desenvolvimento dos sistemas educativos da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) "é relevante e vai se afirmando no concerto das organizações internacionais", disse hoje o ministro angolano da Educação, António Burity da Silva.


Burity da Silva falava na abertura de um colóquio subordinado ao tema "Funcionamento da CPLP", promovido pela Liga dos Estudantes Universitários dos Países de Língua Oficial Portuguesa que decorre na capital angolana.

Segundo o ministro, o colóquio vai proporcionar uma oportunidade para reflectir sobre o papel dos estudantes universitários no desenvolvimento da própria comunidade.

"A CPLP é um espaço de emanação e de intercâmbio cultural e linguístico, que pretende também privilegiar a cooperação multilateral entre os seus membros", frisou.

O governante angolano defendeu que os jovens da CPLP e os filiados na Liga dos Estudantes Universitários devem ser actores dinâmicos, para que no futuro se afirmem "de igual para igual com as outras comunidades linguísticas".

O presidente da Associação das Universidades de Língua Oficial Portuguesa e Reitor da Universidade Agostinho Neto, João Teta, disse que o ensino superior em Angola a nível da CPLP tem uma carteira de projectos que aguardam financiamento.

João Teta apontou como perspectivas a criação de uma universidade virtual de língua portuguesa, onde serão administrados mestrados e doutoramentos a nível do espaço lusófono e a entrada em funcionamento do Instituto Internacional de Língua Portuguesa.

"Há uma experiência piloto de supressão de vistos para docentes investigadores ou a criação de um passaporte de serviço isento de visto, desde que os beneficiários se encontrem envolvidos em acção de cooperação científica académica no espaço da CPLP. Esses são os benefícios imediatos que o sistema do ensino superior da República de Angola pode ter", frisou.

Apontou algumas vantagens obtidas pelo sistema universitário angolano no âmbito da Associação das Universidades de Língua Oficial Portuguesa com o Brasil e Portugal.

"Algumas universidades desses países têm estado a ajudar na criação e implementação de mestrados profissionalizantes académicos na Universidade Agostinho Neto, especialmente o mestrado na Faculdade de Direito, que está a ser possível pela colaboração da Universidade de Coimbra", frisou.

João Teta anunciou ainda a possibilidade de implementação do mestrado em direito no centro universitário da Huíla e a disponibilidade de docentes brasileiros de renome que querem vir para Angola leccionar nas Faculdade de Ciências Agrárias do Huambo.

No colóquio, onde participam membros do corpo diplomático da CPLP acreditado em Angola, políticos e estudantes universitários, estão em debate temas como a "Participação do Brasil na CPLP" e o "Desenvolvimento dos Sistema Universitário Angolano no âmbito da CPLP".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem