Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Lourenço dos Santos avalia programa de apoio a Díli
- 6-Oct-2003 - 19:38

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, António Lourenço dos Santos, chegou hoje a Camberra para uma visita de dois dias durante a qual avaliará eventuais áreas de coordenação no apoio a Timor-Leste.


Por António Sampaio
da Agência Lusa

Reafirmando que debaterá com os australianos "sem ideias preconcebidas" sobre eventuais áreas de cooperação, Lourenço dos Santos disse hoje numa entrevista à Lusa que a questão da segurança continua a merecer especial atenção.

"Queremos ouvir e conhecer a opinião das autoridades australianas sobre a situação de segurança na região e, nesse contexto, ver a importância de Timor-Leste e, se for caso disso, procurar vias de colaboração tripartidas reunindo recursos e vantagens australianas e portuguesas para intervenções conjuntas em Timor- Leste", comentou, em declarações à chegada à capital australiana.

A situação torna-se especialmente "premente" numa altura em que continua a avançar o processo de redução da presença de efectivos de segurança internacionais em Timor-Leste, que levará, segundo as perspectivas actuais, ao fim da presença de uma força militar da ONU no país até Maio do próximo ano.

Problemática continua a ser a situação em Timor Ocidental, onde apoiantes da integração continuam a causar problemas junto da fronteira, num clima em que são igualmente predominantes a criminalidade e o comércio ilegal transfronteiriço.

A preocupação é saber o que acontecerá se os elementos mais radicais ainda em Timor Ocidental não forem rapidamente transferidos para outras regiões da Indonésia, continuando a constituir uma potencial ameaça para Timor-Leste.

Para resolver a situação, Timor-Leste conta em particular com a pressão internacional junto das autoridades indonésias que por várias vezes se manifestaram já empenhadas em resolver a situação que se vive em Timor Ocidental desde 1999.

Estimativas sugerem que continuam na metade indonésia da ilha cerca de 28 mil leste-timorenses, sendo que a maioria deles poderá até querer regressar a Timor-Leste de onde partiram depois da violência que se seguiu à consulta popular de Agosto de 1999.

Lourenço dos Santos visita Camberra depois de uma passagem pelo Japão e de uma deslocação de cinco dias a Timor-Leste, durante a qual se inteirou de vários aspectos do vasto programa de cooperação que Portugal mantém naquele país.

Timor-Leste continua a ser um dos principais destinos do programa de apoio externo português, com a intervenção bilateral e multilateral a abranger uma vasta gama de sectores, entre os quais educação, justiça, defesa e apoio à administração pública.

Em dúvida continua o valor do próximo programa de três anos de apoio a Timor-Leste ainda a ser definido em Lisboa mas que poderá ser sujeito a algumas reduções, a partir de 2004.

"Neste momento não sei qual vai ser o orçamento para o próximo ano e, por isso, não posso dar garantias absolutas de que vamos manter o esforço de cooperação com Timor-Leste", explicou à Lusa.

Referindo a necessidade de definir o programa de apoio a Timor- Leste até ao final do ano, Lourenço dos Santos considera "ideal" manter os actuais níveis de apoio, "porque o momento é decisivo para a afirmação de Timor".

"O nosso contexto orçamental é muito difícil e, neste momento, ao contrário do que aconteceu no ano passado, estou em princípio de Outubro e não sei quais são as verbas com que posso contar", afirmou.

"Isso deixa-nos numa situação muito incómoda e difícil. Mas estou em crer que serão encontrados em Lisboa os consensos necessários para manter o actual esforço", disse.

Avaliando o programa de cooperação português em Timor-Leste, Lourenço dos Santos destaca os sucessos conseguidos nas áreas de segurança, defesa e de apoio agrícola - "onde tem havido acções exemplares" - e frisa ter sido necessário "revolucionar" a assistência ao sector educativo.

Neste último caso, explicou, passou por usar professores portugueses em Timor-Leste, não para formação directa a alunos, mas sim para formação de formadores, dando assim "mais eficácia" à multiplicação dos esforços de reintrodução da língua portuguesa num modelo que consumirá menos recursos financeiros a Portugal.

"É pena não termos mais recursos para intensificar o apoio a nível de assessoria à administração, uma área onde há grandes necessidades e carências", disse ainda.

No que toca à eventual cooperação com a Austrália, Lourenço dos Santos lembra que, dada a questão da língua, a área onde, à partida, poderá haver menos cooperação é no sector educativo.

Ainda assim, considerou, quer a Austrália quer o Japão poderão apoiar a nível de infra-estruturas, cabendo a Portugal "as estruturas, os currículos e a formação".

O responsável português explica que a triangulação com a Austrália e o Japão ocorre agora "com a casa arrumada e as estruturas montadas", e assume especial importância dada a redução da presença da ONU no país, até meados de 2004.

"Temos de encontrar compensações para algum esvaziamento que vai haver em alguns sectores chaves. E por isso esta é uma tentativa de encontrar soluções para essa situação", sublinhou.

A agenda da visita a Camberra inclui encontros com vários responsáveis dos sectores de defesa, negócios estrangeiros e cooperação, estando igualmente prevista uma reunião com o chefe da diplomacia australiana, Alexander Downer.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem