As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Escultura de Angola domina exposição Arte da África no Rio de Janeiro
- 13-Oct-2003 - 21:55

Uma escultura do século XIX do herói Chibinda Ilunga, figura da mitologia angolana responsável pela criação do reino da Lunda, é a peça principal da exposição sobre cultura africana que abre hoje no Rio Janeiro.


A exposição "Arte da África" apresenta 300 peças - datadas entre os séculos XV e XX - provenientes de 31 países africanos, entre os quais Angola, Moçambique e Guiné-Bissau.

As peças pertencem ao acervo do Museu Etnológico de Berlim, considerado um dos mais importantes do mundo com cerca de 500 mil peças.

A exposição - a maior sobre arte africana jamais realizada na América Latina - mostrará esculturas de madeira, de bronze, máscaras, tronos, insígnias e adereços da realeza, objectos de uso pessoal, figuras de ritual, ancestrais e instrumentos musicais.

"Esta mostra não se restringe a esculturas figurativas e máscaras, mas integra também obras importantes da cultura quotidiana, como jóias de ouro e marfim, pentes com decorações figurativas e outros", disse Peter Junge, curador da exposição e director do Museu de Berlim.

A exposição, organizada pelo Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), será apresentada, além do Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília.

A mostra inclui obras da África do Sul, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Costa do Marfim, Gabão, Gana, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Lesoto, Libéria, Malawi, Mali, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, República Centro- Africana, Ruanda, Serra Leoa, Somália, Suazilândia, Sudão, Tanzânia, Togo, Uganda, Zâmbia, Zimbabué, Congo, Camarões e Angola.

Paralelamente à exposição, o CCBB apresentará um ciclo de palestras e encontros para discutir a actualidade da África e as suas relações com o Brasil, no qual estarão presentes escritores como o angolano Pepetela e Ahmadou Kourouma, da Costa do Marfim.

Ainda este mês grupos musicais brasileiros, moçambicanos, cabo-verdianos e da ilha Reunião apresentar-se- ão no CCBB do Rio de Janeiro.

Referindo-se à exposição, o ministro da cultura brasileiro, Gilberto Gil considerou que "o reencontro com a arte africano é sobretudo um momento de memória. É a reafirmação do nosso compromisso genético com uma arte viva que produz vida".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem