As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Lisboa e Maputo reforçam cooperação na comunicação social
- 11-Nov-2003 - 22:21

O Governo anunciou hoje a intenção de estreitar as relações de cooperação entre Portugal e Moçambique na área da comunicação social, tendo prometido ao Instituto moçambicano de Comunicação Social dar apoio na formação de jornalistas.


O acordo foi realizado entre o secretário de Estado português que tutela a Comunicação Social, Feliciano Barreiras Duarte, e o director do Gabinete de Informação do primeiro-ministro moçambicano.

"O objectivo é ajudar a melhorar a qualidade da formação dos jornalistas moçambicanos não só dos jornais, como também das rádios e das televisões", afirmou Feliciano Duarte Barreiras, adiantando estar prevista para o próximo ano a realização de um primeiro seminário de formação.

O secretário de Estado, que se encontra de visita ao país, disse que o apoio à formação de jornalistas moçambicanos será fornecido através do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR).

No encontro entre os responsáveis português e moçambicano, foi feita a avaliação dos vários protocolos firmados entre os dois países que abrangem, além da área da formação, intercâmbios entre as televisões públicas e as agências noticiosas.

Segundo Feliciano Barreiras Duarte, Portugal está a delinear uma estratégia de cooperação na área da comunicação social com os países lusófonos, lembrando ter sido assinado um acordo com as televisões privadas SIC e TVI para que alguns dos seus programas sejam transmitidos pelas RTP-África e RTP Internacional.

Por outro lado, foi realizado recentemente um encontro com os vários ministros dos países de língua oficial portuguesa responsáveis pela área da Comunicação Social, durante o qual foi assinado um acordo para o apoio à formação dos jornalistas destes países, cuja principal reivindicação não é financeira, mas de ajuda tecnológica e formação profissional, sublinhou o secretário de Estado.

Feliciano Barreiras Duarte deslocou-se a Maputo para participar no segundo encontro mundial de rádios lusófonas de inspiração cristã, tendo procurado aprofundar e articular o papel das rádios, difundem em língua portuguesa para todo o mundo.

Segundo as suas palavras, essas rádios têm um conjunto de identificações linguísticas, históricas e culturais, que necessitam do apoio do Governo e de outras instituições da sociedade civil portuguesa, para a formação de conteúdos ligados ao património que lhes é comum.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem