Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Durão Barroso defende relações mais estreitas
- 19-Dec-2003 - 15:24

O primeiro-ministro português, que se deslocou a Angola para o casamento de uma filha do presidente angolano, disse hoje que gostaria que as relações entre os dois países traduzissem a intimidade existente entre os respectivos povos.


No final de uma longa reunião, como o próprio classificou, que manteve com o presidente José Eduardo dos Santos, José Manuel Durão Barroso disse ter passado em revista questões relativas às relações bilaterais, nomeadamente económicas, e de política internacional.

"As relações pessoais também são importantes nas relações políticas entre os dois países. É importante que também no plano das relações dos Estados e governos possamos traduzir esta intimidade que existe hoje entre tantos portugueses e angolanos", disse Durão Barroso no final do encontro.

"Gostava muito que as relações de Angola e Portugal não fossem meras relações diplomáticas formais entre Estados. Obviamente que somos Estados soberanos, mas penso que entre Portugal e Angola há mais do que isso. Há um património de afectos e de confiança como o que existe hoje entre os governos e entre eu próprio e o presidente Eduardo dos Santos que pode ajudar a aprofundar essa relação", acrescentou.

Durão Barroso congratulou-se por "estarem a andar bem os "dossiersÈ que ficaram aprovados" aquando da sua visita oficial a Angola.

"Há contactos, há abertura e há progressos sensíveis", comentou sobre as relações bilaterais no plano económico.

A política externa foi outra das áreas abordadas por Durão Barroso e Eduardo dos Santos, tendo como enfoque especial a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).

Segundo o primeiro-ministro português, o diálogo incidiu sobre o que pode ser feito para a democracia, estabilidade e progresso dos países integrantes da CPLP, sublinhando a importância da convergência de esforços entre Portugal e Angola, em algumas das situações.

Outras questões, como a situação no Iraque, a luta contra o terrorismo e aspectos regionais quer da Europa, quer de África foram ainda focadas na troca de pontos de vista entre Durão Barroso e Eduardo dos Santos.

Durão Barroso está em Angola a convite de Eduardo dos Santos para assistir ao casamento de sua filha Tchizé, que decorre hoje na Catedral de Luanda.

Entre os cerca de 800 convidados para a festa, contam-se entre outras figuras conhecidas da sociedade portuguesa o presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Pinto da Costa, Cinha Jardim, o costureiro Augustus, a modelo Nayma, e o presidente do Banco Português de Negócios, Almeida Costa.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem