Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
«Cooperação é essencial mesmo com recursos do petróleo», diz Fradique de Menezes
- 15-Jan-2004 - 14:21

O presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, afirmou hoje em Lisboa que a cooperação vai continuar a ser "essencial" mesmo com os recursos do petróleo, cujo processo de exploração está previsto para este ano.


Em declarações a jornalistas no final de um encontro de cerca de uma hora com o primeiro-ministro português, José Manuel Durão Barroso, o chefe de Estado são-tomense afirmou que a ideia generalizada é de que há, em países como São Tomé, "dependência em relação às antigas metrópoles" ou dos países do norte, mas frisou que o seu orgulho "não se sente ferido devido a essa dependência".

Fradique de Menezes acrescentou que Portugal continua a ser o principal parceiro de São Tomé e Príncipe em termos de cooperação e destacou que a necessidade de assistência técnica vai continuar mesmo que o arquipélago venha um dia a ter condições de ser financiador e não beneficiário da cooperação.

Sobre o encontro com Durão Barroso, o chefe de Estado são- tomense referiu que aproveitou para agradecer ao governo e ao povo portugueses a postura assumida face ao golpe de Estado de 16 de Julho do ano passado, ou seja, o apoio às instituições democraticamente eleitas.

Durão Barroso referiu que foi abordada no encontro "a situação actual e as perspectivas de desenvolvimento" do arquipélago, bem como questões regionais", incluindo a próxima cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a decorrer em Julho próximo, na capital são-tomense.

O primeiro-ministro realçou que a necessidade de uma cooperação mais "relevante" e com uma "nova dinâmica", garantindo maior eficácia de meios para "evitar descoordenações" foi também um dos temas discutidos no encontro e que vai ser aprofundado na próxima visita a Portugal da primeira-ministra de São Tomé, Maria das Neves, prevista para o início de Fevereiro.

Como áreas prioritárias de cooperação entre os dois países, tanto Fradique de Menezes como Durão Barroso destacaram a Saúde e a Educação, além da cooperação técnico-militar, que vai ser reforçada.

Fradique de Menezes encontra-se em escala em Lisboa, depois de uma visita oficial a Taiwan, entre 03 e 09 de Janeiro, em que foi abordada a cooperação bilateral e uma eventual intervenção de Taipé no processo de exploração de petróleo no arquipélago, interesse manifestado pelo presidente de Taiwan, Chen Shui-bian, durante uma visita a São Tomé, em Julho de 2002.

O acordo de cooperação entre os dois países foi estabelecido em 1997, tendo Taiwan já gasto mais de 70 milhões de dólares em São Tomé, em áreas como a educação, saúde, infra-estruturas, agricultura e pescas.

Fradique de Menezes regressa sexta-feira a São Tomé.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem