As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
TotalFinaElf desmente toxicidade na fuga de gás
- 3-Feb-2004 - 23:11

A TotalFinaElf desmentiu que os gases libertados recentemente num dos seus poços de petróleo no Soyo, no norte de Angola, fossem tóxicos e tivessem incomodado os residentes da vizinhança.


A empresa registou a fuga de gás, no mês passado, na província nortenha do Zaire, quando funcionários seus estimulavam o poço petrolífero Nzombo 41 com ácido sulfúrico e azoto.

Num comunicado de imprensa emitido em Luanda, a Fina Petróleos de Angola esclarece que os gases libertados na altura "não eram tóxicos e nem incomodaram os residentes da aldeia Kitonda", situada nas imediações do poço.

Com a fuga, a operação de limpeza parou imediatamente no poço e a firma contactou o chefe da aldeia para identificar as pessoas que teriam sido incomodadas pelo gás, refere a nota.

No total, 15 pessoas ficaram internadas no hospital do Soyo na sequência desse vazamento.

Porém, estas pessoas não apresentaram nenhum sinal de intoxicação respiratória e regressaram à casa na mesma noite, beneficiando de outras visitas médicas nos dias subsequentes para se verificar o seu estado de saúde, segundo ainda a direcção da empresa.

Depois do incidente, acrescenta, remeteu um relatório à Direcção Nacional do Ambiente, atestando que todos os gases libertados na atmosfera durante essa operação de rotina não eram tóxicos.

Mas uma fonte médica no local havia manifestado receios de que os sintomas apresentados pelos habitantes da localidade de Mpangala pudessem ter derivado duma intoxicação com sulfato de hidrogénio.

Na altura, uma autoridade tradicional da localidade havia também confirmado as suspeitas de intoxicação da população, adiantando que actos do género já haviam acontecido na área desde o início da exploração petrolífera onshore.

Segundo esta fonte, a fuga de gás tinha também afectado as plantações de cajú, cultura tradicional da região.

Para se inteirar do facto, uma delegação composta por representantes da Direcção Nacional do Ambiente e das empresas Fina e Sonangol deslocou-se ao Soyo, nos dias 15 e 16 de Janeiro, acompanhada dos Serviços de Saúde e das autoridades locais.

A 29 de Janeiro, uma delegação parlamentar deslocou-se igualmente àquela região para constatar eventuais consequências da emanação de gás e tranquilizar a população, tendo convidado as companhias petrolíferas a reforçar todas as medidas preventivas de futuras operações de limpeza de poços.

O município do Soyo é a segunda maior região petrolífera de Angola depois do enclave de Cabinda, sendo responsável pela produção de 250 mil dos 850 mil barris de petróleo/dia produzidos no país.

Prevê-se que a produção do Soyo passe dos actuais 250 mil bpd para 500 a 600 mil até 2006, com a entrada em funcionamento dum novo poço baptizado por "Dália", o que poderá elevar a produção nacional para 1,5 milhão de barris de petróleo.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem