Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Acordo de cooperação assinado em Março durante visita de Barroso
- 9-Feb-2004 - 14:39

O Programa Integrado de Cooperação (PIC) entre Portugal e Moçambique para o triénio 2004/2006 será assinado durante a visita oficial que o primeiro-ministro português, José Manuel Durão Barroso, efectua àquele país em Março.


A informação foi hoje avançada, em conferência de imprensa, pela ministra dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, Teresa Gouveia, no final de um encontro com o seu homólogo moçambicano, Leonardo Simão, em que assinaram um acordo de apoio financeiro português ao orçamento de Moçambique.

Segundo Teresa Gouveia, este acordo prevê a adesão de Portugal ao Programa Conjunto de Doadores para o apoio macro-financeiro a Moçambique e envolve uma verba "de cerca de quatro milhões de euros para os próximos três anos".

O Programa Integrado de Cooperação, que vai ser assinado em Março durante a visita de Durão Barroso a Moçambique, está orçado em 42 milhões de euros, dos quais 14 milhões já este ano, disse a ministra portuguesa.

Além das áreas habituais de cooperação, Portugal pretende ajudar Moçambique em projectos que envolvem a "participação activa da mulher na sociedade" e reforçar a cooperação a nível da cultura, acrescentou a ministra.

Outras áreas relevantes, no âmbito deste acordo, prendem-se com ajuda ao investimento em recursos hídricos, na recuperação do arquivo histórico e concessão de bolsas de estudo por parte de Portugal, disse.

Satisfeito, o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação moçambicano destacou que "as relações entre os dois países estão no bom caminho".

Durante o encontro de cerca de uma hora, os governantes abordaram ainda a próxima cimeira de chefes de Estado da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza em Julho, em São Tomé e Príncipe.

O programa da visita oficial de Leonardo Simão a Portugal inclui, terça-feira, um encontro com o primeiro-ministro português.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem