Pesquisar |
|
Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
Cultura
|
|
Sete ministros e dezenas de empresários na comitiva de Durão Barroso
- 8-Mar-2004 - 18:10
Sete ministros e dezenas de empresários deverão integrar a comitiva do primeiro-ministro português na visita oficial que fará a Moçambique, de 28 a 30 do corrente mês, disseram fontes diplomáticas.
Com José Manuel Durão Barroso, está prevista a deslocação a Moçambique dos ministros dos Negócios Estrangeiros, Teresa Gouveia, da Presidência, Nuno Morais Sarmento, da Economia, Carlos Tavares, da Segurança Social e Trabalho, António Bagão Félix, das Obras Públicas, António Carmona Rodrigues, da Educação, David Justino, e da Cultura, Pedro Roseta.
Na comitiva segue também o secretário de Estado do Tesouro, Francisco Esteves de Carvalho, acrescentaram as mesma fontes.
Com Durão Barroso viaja igualmente uma delegação com dezenas de empresários portugueses, estando a ser preparada a realização de um fórum empresarial luso-moçambicano, em Maputo.
Durante a visita, o chefe do governo português fará uma rápida deslocação à cidade da Beira, no centro do país.
A intenção dos dois governos em iniciarem negociações para a venda por Portugal a Moçambique da maioria do capital da Hidroeléctrica de Cahora Bassa e a avaliação do estado da cooperação entre os dois países serão os temas fortes na agenda de contactos que o primeiro-ministro português manterá com os responsáveis moçambicanos.
A presidência moçambicana da União Africana(UA) e as eleições gerais no país,m previstas para o final do ano, são assuntos a serem também abordados entre Durão Barroso, o presidente moçambicano, Joaquim Chissano, e a nova primeira-ministra moçambicana, Luísa Diogo.
Ainda não confirmado, mas previsível, será o encontro de Durão Barroso com o líder da oposição, o presidente da RENAMO, Afonso Dhlakama, seu colega na vice-presidência da Internacional Democrática do Centro, de que fazem parte o PSD e o principal partido da oposição moçambicana.
O último primeiro-ministro português a visitar oficialmente Moçambique foi António Guterres, antecessor de Durão Barroso, em 1998.

Ver Arquivo
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|