Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Durão Barroso destaca papel de Portugal no desenvolvimento do país
- 28-Mar-2004 - 19:03

O primeiro-ministro, Durão Barroso, disse hoje em Maputo que a sua visita a Moçambique irá permitir o lançamento de importantes projectos para o desenvolvimento do país, numa perspectiva que também interesse a Portugal.


Durão Barroso falava durante uma recepção à comunidade portuguesa residente em Moçambique e que juntou centenas de pessoas nos jardins da residência do embaixador.

O primeiro-ministro sublinhou que as autoridades dos dois países irão manter "reuniões de trabalho bastante sérias, orientadas para a resolução de muitas questões concretas", e destacou o "pragmatismo" do Governo moçambicano na resolução de problemas concretos que afectam o seu povo.

"O pragmatismo e a vontade em procurar resolver problemas concretos é um traço do comportamento do governo moçambicano", disse.

Durão Barroso apontou ainda Moçambique como um país "especial" para Portugal, no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), "que hoje trilha seguramente os caminhos do desenvolvimento".

"Sinto que existe da parte das autoridades moçambicanas uma visão de médio e longo prazos, contemplando Portugal como um parceiro nessa sua redescoberta para o desenvolvimento", destacou.

Durão Barroso afirmou que Moçambique entendeu, "e bem", que a ligação com Portugal, mais do que através de uma língua comum, deve ser privilegiada pela utilização de "uma linguagem comum, uma maneira de estar e sentir que é partilhada em muitos aspectos, por ambos os países".

"A minha visita vem marcar um reencontro cada vez mais íntimo entre Portugal e Moçambique, que com a paz abriu novas perspectivas para o desenvolvimento", ressaltou o chefe do Governo português.

Referindo-se ao papel da comunidade portuguesa residente no país, Durão Barroso disse que a mesma representa o mais importante investimento de Portugal em Moçambique, recordando o seu papel no desenvolvimento de várias actividades, em particular, a económica.

Durão Barroso transmitiu ainda uma mensagem sobre a actual situação de Portugal, reiterando que 2004 será um ano de viragem e os próximos dois anos serão de consolidação da economia do país.

"Já começam a emergir os primeiros sinais positivos, Portugal estará bem melhor nos anos que vêm, depois de o país ter ultrapassado dificuldades muito sérias, com o rigor das contas e a fase do ajustamento económico", frisou Durão Barroso.

O primeiro-ministro chegou hoje a Moçambique para uma visita oficial de três dias e à frente de uma delegação que inclui oito ministros do seu Governo e dezenas de empresários.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem