Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Brasileiros em Portugal desde 1998 querem regressar ao país
- 31-Mar-2004 - 10:42

Os brasileiros que imigraram para Portugal entre 1998 e 2003 são maioritariamente jovens, homens, trabalham no comércio e restauração, estão ilegais e têm como objectivo regressar ao Brasil, conclui um estudo a apresentar hoje.


De acordo com o estudo "A segunda vaga de imigração brasileira para Portugal", 77 por cento (pc) dos brasileiros que chegaram ao país depois de 1998 tem menos de 35 anos, sendo 64 pc do sexo masculino e 36 pc do sexo feminino.

O mesmo estudo, que tem por base 400 entrevistas realizadas a brasileiros residentes nos distritos de Lisboa e Setúbal, refere que 42,6 por cento dos imigrantes trabalha na área do comércio e restauração, seguindo-se o sector operário (32 pc), destacando-se dentro deste a construção civil com 27,8 pc.

Cerca de oito por cento dos inquiridos estava em situação de desemprego quando o estudo foi realizado, entre 23 de Junho e 07 de Julho do ano passado.

Relativamente ao estatuto de residência em Portugal, os dados recolhidos apontam para 36 por cento de "indocumentados", encontrando- se os restantes com autorização de permanência.

A intenção de regressar ao país é manifestada pela maioria dos inquiridos, embora em períodos diferentes.

Enquanto 31,2 pc diz querer retornar ao Brasil de imediato, para 45 por cento o objectivo é "voltar logo que consiga juntar umas poupanças" e 13,5 pc só pensa regressar ao Brasil quando o país "estiver em melhor situação económica".

O inquérito indica igualmente que 61,8 por cento dos imigrantes enviam regularmente poupanças para o Brasil, dos quais 37,3 pc o faz mensalmente e 24 pc pontualmente.

A maioria envia mais de 300 euros por mês para o país de origem.

Em relação às condições de vida da segunda vaga de brasileiros em Portugal, os imigrantes estão satisfeitos com o rendimento mensal (77,1 pc), existindo uma opinião negativa quanto à habitação (44,5 pc) e ao acesso aos sistemas de saúde (71,8 pc).

A insatisfação é também sentida nos momentos dedicados ao lazer com 64,8 por cento dos imigrantes a considerarem que são piores do que no Brasil.

"Encontrar a turma do Brasil" e "ver televisão" são as opções favoritas para os tempos livres.

Apesar de 44,8 por cento considerar que foi bem recebido nos locais de trabalho e onde reside, 45,3 pc dos imigrantes refere ter testemunhado "bastantes" casos de discriminação de portugueses contra brasileiros.

O estudo adianta ainda que 34,5 por cento dos inquiridos afirma ter tido conflitos com cidadãos portugueses pelo facto de serem brasileiros.

O desemprego (80,3 pc) e os baixos salários (75,3 pc) são os dois principais motivos apontados para justificar a vinda para Portugal.

Quanto ao destino, Portugal foi a primeira escolha para 62,8 por cento dos brasileiros, tendo ainda 29,3 pc preferido imigrar para os Estados Unidos.

O estudo indica também que a maioria dos brasileiros chegou a Portugal há menos de dois anos (52,8 por cento) e 21,8 pc está no país há menos de um ano.

Os brasileiros que chegaram a Portugal entre 1998 e 2003 são maioritariamente provenientes dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Goiás.

De acordo com o inquérito, 60 por cento dos brasileiros tem o ensino secundário e 7,3 pc possui uma licenciatura.

O estudo "A segunda vaga de imigração brasileira para Portugal" é hoje apresentado na Casa do Brasil de Lisboa e insere-se no plano de actividade do Observatório da Imigração, organismo do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME).

O estudo pretendeu traçar o perfil da segunda vaga de imigração brasileira em Portugal, que possui características sócio- económicas diferenciadas dos brasileiros que chegaram a Portugal até meados da década de 90.

Até essa data, a imigração brasileira era constituída por quadros superiores, profissionais liberais e empresários.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem