Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Xanana Gusmão vai a Portugal
festejar a Revolução dos Cravos

- 12-Apr-2004 - 19:00


Autores dos panfletos anónimos que circulam em Timor-Leste “têm o coração sujo”, diz o presidente

O presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, inicia no próximo dia 18 uma visita a Portugal, onde permanecerá até 26, acompanhando as celebrações do 30º aniversário das comemorações do 25 de Abril. A visita acontece numa altura em que, em Díli, circulam panfletos anónimos e que – segundo Xanana – são escritos por quem tem “o coração sujo”.


Em Portugal, Xanana Gusmão tem previstas duas conferências, uma em Almada, arredores de Lisboa, e a segunda em Viseu, centro norte de Portugal, no âmbito do encontro bienal da Língua Portuguesa, organizado pela da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Depois de Portugal, Xanana Gusmão segue para a África do Sul, onde permanecerá dois dias, em que participará no 10º aniversário do fim do regime de segregação racial naquele país. O regresso a Timor-Leste está marcado para o dia 1 de Maio.

Xanana Gusmão voltará a viajar em Julho para Moçambique, para uma visita de Estado, a convite do seu homólogo Joaquim Chissano.

Apelo do presidente à calma da população

Entretanto, Xanana Gusmão acusou os autores de panfletos anónimos que circulam há alguns dias em Díli de terem o "coração sujo" e apelou à população para que os ignore, escreve na edição de hoje o jornal Timor Post.

Os dois panfletos são de sinal contrário: num ataca-se de forma soez a oposição e noutro são os governos norte-americano e australiano os alvos das críticas.

O apelo de Xanana Gusmão foi feito numa mensagem pascal à população.

O chefe de estado timorense anuncia que a polícia está a investigar o caso para determinar a autoria dos dois textos, escritos em tétum.

Na mensagem à população, Xanana Gusmão apela ainda aos jovens que tencionam participar nas manifestações que na próxima semana se realizarão em Díli, defronte da embaixada australiana, para que tenham cuidado e não se deixem instrumentalizar.

Xanana evoca a propósito os graves incidentes registados a 4 de Dezembro de 2002 na capital, por ocasião de manifestações levadas a cabo por grupos de jovens. As manifestações, convocadas por um grupo de organizações não- governamentais, estão marcadas para os dias 14, 15, 16 e 19 em frente da embaixada da Austrália.

Na sua convocatória, as ONG dizem pretender aproveitar as próximas negociações australo-timorenses, para demarcação da fronteira comum e que começam no dia 19, para expressarem o seu desacordo relativamente à política de Camberra quanto à partilha dos recursos naturais do Mar de Timor.

Os organizadores apelam à participação da população em diversas iniciativas de protesto sob o lema "Vamos unir-nos, pelos nossos direitos".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem