As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Maputo acolhe campanha internacional contra subsídios de algodão
- 17-Jun-2004 - 22:59

A capital moçambicana vai ser uma das sedes de uma campanha internacional contra os subsídios aos produtores de algodão dos países ricos a ser lançada em Novembro pela Oxfam-América, disse fonte da organização.


O director da Oxfam-América para a África Austral, Júlio de Sousa, anunciou a realização da campanha durante um seminário sobre "O Comércio Mundial e Algodão em Moçambique", afirmando que a acção de protesto visa pressionar os países ricos a cortar os subsídios aos seus agricultores.

Júlio de Sousa sublinhou que os subsídios são a causa de distorções no mercado mundial de algodão e da consequente fragilização económica dos pequenos agricultores e médias empresas nos países pobres.

O director da Oxfam-América acrescentou que o movimento pretende ainda obrigar os "responsáveis", incluindo os Estados Unidos e a União Europeia, dos desequilíbrios nos termos do comércio mundial do algodão a canalizar apoios aos agricultores pobres, para corrigir as "injustiças de que estes têm sido alvo", devido à política de subsídios.

Sobre a escolha da capital moçambicana para um dos pólos da campanha internacional contra os subsídios ao algodão, Júlio de Sousa justificou com o facto de Moçambique poder vir a integrar os países beneficiários da Conta do Desafio do Milénio, criada pelo governo norte-americano para apoiar os países pobres.

Sousa esclareceu que os promotores da campanha tencionam levar o governo norte-americano a dedicar parte dos fundos destinados a Moçambique para o apoio aos produtores do algodão no país.

Por outro lado, os agricultores moçambicanos de algodão estão também a ser gravemente penalizados pela conjuntura de preços do produto no mercado internacional, o que está a provocar a desistência de produtores na exploração desta cultura.

O director da Oxfam-América referiu que, ainda no caso de Moçambique, a crise no sector algodoeiro não tem apenas a ver com os preços no mercado mundial, uma vez que há factores internos por detrás das dificuldades que os produtores atravessam.

A falta de organização dos camponeses, a ausência de financiamento bancário e a indefinição do papel do Estado na cadeia de produção do algodão são alguns dos constrangimentos apontados por Júlio de Sousa.

Além de Moçambique, a campanha será igualmente realizada no Mali, Burquina Faso e Benin, países em que o algodão constitui uma das principais fontes de rendimento agrícola.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem