Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Jorge Sampaio destaca viragem para a sociedade civil e área da saúde
- 27-Jul-2004 - 19:11


O presidente português, Jorge Sampaio, destacou hoje, entre as novas áreas de intervenção da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a viragem para a sociedade civil, com especial incidência na área da saúde.


Por Vera Magarreiro
da Agência Lusa
Em conferência de imprensa no final da V Cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorreu na capital de São Tomé e Príncipe, Jorge Sampaio congratulou-se pela aprovação do projecto que apresentou aos restantes líderes lusófonos para o lançamento de uma campanha de prevenção e luta contra a SIDA.

"Congratulo-me muito com isso, porque é um fenómeno de uma gravidade extrema no mundo inteiro e especialmente em África. Se a CPLP conseguir pôr no terreno uma campanha global relativamente à prevenção da infecção está a dar um contributo muito importante", afirmou o chefe de Estado português.

Sobre a maior aproximação à sociedade civil, o presidente considerou que a "a CPLP tem gerado um grande dinamismo" e que a proposta aprovada nesta cimeira para o registo de organizações junto do secretariado-executivo da organização permitirá que "várias actividades possam vir a ter a chancela da CPLP".

Relativamente a outro pilar da CPLP, a língua portuguesa, o chefe de Estado referiu a "necessidade de reforçar o Instituto Internacional de Língua Portuguesa" e a de "pôr em acção o acordo ortográfico" como formas de "andar mais para a frente" num aspecto que é "um instrumento poderoso e tronco comum" da organização.

Jorge Sampaio manifestou ainda confiança no novo secretário-executivo da CPLP, Luís Fonseca, e no seu adjunto, José Tadeu Soares, ambos com "uma larga experiência político-diplomática", que poderão contribuir para a consolidação desta "nova fase" da CPLP.

Quanto à vertente empresarial da organização, que considerou uma "energia muitíssimo significativa", Jorge Sampaio destacou a criação do Fórum e do Conselho empresariais, realçando que os empresários podem "encorajar iniciativas e actividades" que reforcem os laços e contribuam para o desenvolvimento económico.

Em jeito de balanço dos últimos dois anos de actividades da CPLP, Jorge Sampaio destacou o sucesso da concertação político-diplomática, realçando as intervenções nos golpes de Estado em São Tomé e Príncipe e na Guiné- Bissau e junto das Nações Unidas para a manutenção dos capacetes azuis em Timor-Leste.

"Aquilo que sempre me pareceu que devia ser a construção deste edifício está a surgir com força", afirmou Sampaio, realçando, no entanto, que "para consolidar a organização é preciso que os países tenham disponibilidade como mostraram nos últimos dois anos".

Questionado pela Lusa sobre os resultados do encontro bilateral, segunda-feira, com o seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente explicou que discutiram, além dos acontecimentos internacionais, as relações bilaterais, nomeadamente a questão da imigração.

Jorge Sampaio acrescentou que falou a Lula da Silva dos "esforços de Portugal na legalização de imigrantes brasileiros ilegais" e manifestou a necessidade de "acompanhar em permanência" o acordo firmado entre os dois países no âmbito da imigração em ambos os sentidos.

O presidente reiterou a sua preocupação com a integração dos imigrantes, condições que devem ser garantidas pelos governos.

Na conferência de imprensa de Jorge Sampaio esteve também presente o ministro dos Negócios Estrangeiros, António Monteiro, que reafirmou que África continua a ser uma prioridade do novo governo, mas que vão ser "feitas novas abordagens com a procura de novas formas de financiamento" e "maior atenção às possibilidades de projectos com organizações multilaterais".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem