Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Fradique de Menezes e a crise com Angola
- 12-Aug-2004 - 12:49


Dependendo da pessoa a quem se colocar a pergunta, as relações entre Angola e São Tomé e Príncipe podem ser descritas como sendo cordiais ou tensas.


Altos funcionários angolanos contactados pela primeira vez há uma semana por este semanário e mais recentemente nos últimos dias reafirmam que o mal-estar, criado por declarações do Presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, segundo as quais Angola tinha as impressões digitais numa tentativa de golpe de Estado contra ele, ainda não se esbateu.

As autoridades angolanas sugeriram por mais de uma vez que o degelo só viria por via de uma retratação pública da parte de Fradique de Menezes. Por seu lado, Fradique de Menezes não só não está a pensar numa retratação como acredita que se existe algum problema, ele foi criado pelo Semanário Angolense, que dedicou ao assunto um extenso espaço na sua edição da última semana.

Abordado por jornalistas nesta terça-feira antes do embarque para Libreville, Gabão, Fradique de Menezes, que repetiu ao ministro das Obras Públicas, Higino Carneiro, o que as autoridades angolanas ouviram da direcção do Mlstp e do batalhão Búfalo, ou seja que Angola estaria com desmesurados apetites, endossou ao Semanário Angolense o ónus da culpa.

«O que é que é o Jornal Angolense? O que é afinal o Jornal Angolense? Não sei se é um jornal satírico, se é mais um panfleto que circula em Luanda. Seria bom perguntarem isto ao próprio Presidente José Eduardo dos Santos. Eu pago-vos a viagem e vocês vão a Luanda entrevistar o Presidente José Eduardo dos Santos. Está combinado? Quando eu regressar falaremos dos detalhes».

À hora do fecho desta edição não havia indicação de que Fradique de Menezes estivesse de regresso a São Tomé.

Autoridades angolanas contactadas por este semanário disseram que Angola não está na disposição de embarcar em mais uma «palhaçada» criada, por um «indivíduo que embora seja presidente, não tem destreza, bom senso, elegância nem tão pouco responsabilidade política».

A notícia não revela quem são os parceiros angolanos da «International Intelligence Risk Management» que também estaria em conversações com o Governo do Zimbábwe «para proteger propriedades estratégicas e instalações naquele país».

Trocado por miúdos isso quer dizer que se Fradique de Menezes não ficar mais de uma semana fora do país, e na presunção de que desta vez honrar a sua palavra, daqui há uma semana teremos à porta do palácio da cidade alta jornalistas de São Tomé interessados numa entrevista com o Presidente José Eduardo dos Santos.

Artigo do Semanário Angolense


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem