As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Moçambique e Portugal assinam Plano de Cooperação para 2004
- 21-Aug-2004 - 18:35


Portugal e Moçambique assinaram o Plano de Acção de Cooperação (PAC) para 2004, avaliado em 14 milhões de euros, disse o presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), Luís de Almeida Sampaio.


A acção de cooperação entre os dois países para 2004 inscreve- se no Plano Indicativo de Cooperação para o triénio 2004-06, assinado em Março deste ano durante a visita a Moçambique do então primeiro- ministro português Durão Barroso, com um valor total de 42 milhões de euros.

Portugal definiu como áreas prioritárias de cooperação a Educação, Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Boa Governação e apoio directo ao orçamento de Estado moçambicano e, entre as acções projectadas para o corrente ano, encontra-se a produção de manuais de educação cívica para as eleições gerais de Dezembro em Moçambique.

Cerca de 3,4 milhões de euros serão empregues este ano no apoio aos ensinos básico, secundário e superior, enquanto o sector da Saúde receberá cerca de meio milhão de euros e o da Agricultura e Desenvolvimento Rural mais de 1,2 milhões de euros.

Portugal irá anda apoiar directamente o Orçamento de Estado moçambicano com 1,2 milhões de euros e disponibilizará cerca de 2,4 milhões de euros para acções de apoio ao desenvolvimento socio- comunitário, entre outros subsídios em diversas áreas.

"Acredito que se deu um salto na qualidade das relações de Portugal com Moçambique", disse à Lusa Almeida Sampaio, referindo-se ao facto de, pela primeira vez, os dois países passarem a identificar anualmente os diversos projectos que vão ser aprovados.

"Moçambique é um país que se tornou por mérito próprio um modelo em matéria de cooperação com a comunidade internacional", acrescentou o IPAD, assinalando que o PAC para 2004 agora aprovado "permite encarar o futuro com uma grande tranquilidade, num quadro de uma cooperação de referência".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem