As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Falta de chuvas põe agricultores à beira de um ataque de nervos
- 29-Aug-2004 - 18:49


As fracas precipitações registadas em Agosto estão a deixar preocupados os agricultores cabo-verdianos que receiam a perda de sementeiras se a situação persistir nos próximos tempos.


Devido à fraca pluviometria até agora registada, as culturas nas ilhas de Santiago e Fogo, as de maior produção agrícola no sul do arquipélgo, apresentam um estado de desenvolvimento menos avançado em relação a Agosto de 2003.

De acordo com o Ministério do Ambiente, Agricultura e Pescas (MAAP), a ilha de Santo Antão, a segunda maior do arquipélago, é a que apresenta um melhor cenário desde o começo da estação pluviosa.

O MAAP revela também que nas zonas baixas e do litoral das ilhas, onde choveu até agora, a má repartição espaço-temporal das precipitações ocasionou a germinação das sementes do milho e dos feijões em condições hídricas pouco favoráveis.

"Em certas localidades, as quantidades de chuvas registadas foram insuficientes para assegurar um desenvolvimento normal das plantas ao longo da primeira década pelo que assistimos a perdas parciais de sementeiras e sinais de stress hídrico", lê-se num boletim do MAAP.

O documento indica, entretanto, que a segunda década do mês de Agosto ficou marcada por uma situação meteorológica mais favorável traduzida em precipitações beneficiando, de forma heterogénea, as ilhas de maior vocação agrícola.

"Essas precipitações associadas aos micro-climas, sobretudo nas zonas de altitudes intermédias e altas, vieram favorecer o desenvolvimento fisiológico das culturas em melhores condições hídricas", indica.

Por outro lado, a esta ausência de precipitações significativas junta-se ainda a ameaça de pragas, nomeadamente a invasão do gafanhoto do deserto já detectado em algumas ilhas do arquipélago.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) comunicou ao governo cabo-verdiano, desde 19 de Agosto, que iria doar à volta 150 mil dólares para combater o gafanhoto do deserto.

Esse montante será utilizado para a assistência técnica, aquisição de pesticidas e de equipamentos como pulverizadores, máscaras e luvas.

Fonte: Panapress


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem