As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
História, cultura, imigração e direitos humanos de Cabinda debatidos em Lisboa
- 10-Sep-2004 - 14:40


Do contexto histórico à situação actual, Cabinda será discutida em Lisboa, no próximo dia 23, num «workshop» promovido pela Associação Tratado de Silambuco (ATS) – Casa de Cabinda de Portugal. O encontro vai decorrer na Sociedade de Geografia (SG), junto ao Coliseu dos Recreios, na capital portuguesa.


A sessão de abertura será da responsabilidade de Fernando Nobre, presidente da secção portuguesa da Assistência Médica Internacional (AMI) e da assembleia-geral da ATS.

O alto-comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, padre Vaz Pinto, e o responsável pela SG, Aires de Barros, também participam no início formal dos trabalhos.

O general Themudo Barata, o último Governador português em Cabinda, será homenageado a título póstumo e o Duque de Bragança (primeira figura representativa da monarquia portuguesa), D. Duarte Pio, fará uma intervenção.

«História de Cabinda e Identidade do seu Povo» é o tema de um debate que será moderado pelo deputado português Anacoreta Correia, do Partido Popular (CDS/PP) , tendo como principal participante o padre Jorge Casimiro Congo.

Já o painel «Imigração, Liberdade e Direitos Humanos» terá a intervenção de Rafael Marques, representante da «Open Society», em Angola, e a moderação de Manuel Monteiro, presidente do Partido Nova Democracia (PND).

Durante a tarde, haverá três diferentes painéis. «Cultura e Desenvolvimento de Cabinda no contexto Africano» será protagonizado por Adriano Moreira e Justino Pinto de Andrade, tendo a moderação de Maria Antónia Palla.

Seguir-se-á a conferência «Sucessão e Direitos dos Povos», com Ana Margarida Barros e moderação de Pinto Machado. As organizações não-governamentais (ONG’s) e a ajuda humanitária será o tema da última conferência, com o deputado europeu José Ribeiro e Castro (CDS/PP) e a moderação de Gonçalo da Câmara Pereira.

Aos debates, juntam-se uma exposição de artesanato e fotografia e a apresentação do livro «Cavaleiros do Maiombe», da autoria de António Inácio Correia Nogueira.

Fonte: Ibinda


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem