Pesquisar |
|
Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
CPLP
|
|
Portugal vai propor criação de Rede Judiciária no espaço lusófono
- 27-Sep-2004 - 17:59
Portugal vai propor a criação de uma Rede Judiciária no espaço lusófono à semelhança do modelo que existe na Europa, como forma de melhorar o combate à criminalidade transnacional, anunciou hoje o ministro da Justiça português.
José Pedro Aguiar Branco falava na sessão de abertura da IV reunião do Conselho de Directores da Polícia Judiciária e de Investigação Criminal dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa.
O ministro destacou o sucesso da Rede Judiciária Europeia em matéria penal e "contributo que tem dado ao combate à criminalidade transnacional", acrescentando que "constitui um inegável estímulo" para que se aposte "na aplicação de um modelo semelhante no espaço da CPLP".
José Aguiar Branco realçou a importância da cooperação que já existe entre as polícias a nível da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, mas lembrou "o que há ainda por fazer" para uma "melhor coordenação nos diferentes +fora+ internacionais" de forma a "rentabilizar soluções para preocupações que são comuns".
O ministro deixou ainda o compromisso de que o Instituto Superior de Polícia Judiciária e ciência Criminais tem "as portas abertas para partilhar experiências ou ministrar formação em matéria de investigação criminal a especialistas proveniente de países da CPLP".
Os responsáveis pela Polícia Judiciária dos países lusófonos têm, até quinta-feira, várias reuniões de trabalho para discutir temas como o terrorismo e a criminalidade organizada, o tráfico internacional de estupefacientes ou a criminalidade económica.
Na quinta-feira é inaugurada a residência de formandos dos PALOP, um edifício cedido à Polícia Judiciária pela Câmara Municipal de Lisboa em nome da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

Ver Arquivo
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|