Pesquisar |
|
Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
CPLP
|
|
«Felino 2004 é prova da afirmação da CPLP», diz o general Sanjar
- 14-Oct-2004 - 17:23
O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, general Agostinho Nelumba "Sanjar" destacou hoje a afirmação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em vários domínios, entre os quais a defesa e segurança.
O responsável militar angolano, que falava na abertura do exercício "Felino 2004", com a participação de tropas especiais dos estados membros da CPLP, referiu que a cooperação entre os países lusófonos na área da defesa e segurança tem como objectivo dar resposta a situações de natureza conjuntural, especialmente de crise e de conflito.
Nesse sentido, o general "Sanjar", citado pela agência de notícias angolana, ANGOP, recordou que o exercício militar que hoje começou na região de Cabo Ledo, a 120 quilómetros a sul de Luanda, visa treinar as forças armadas dos países da CPLP para actuações em operações de paz.
O "Felino 2004" conta com a participação de cerca de 600 militares de tropas especiais, dos quais 500 são efectivos das Forças Armadas Angolanas.
A delegação portuguesa integra 20 militares do Centro de Instrução de Operações Especiais e do Batalhão de Comandos, do Exército, e do Destacamento de Acções Especiais do Corpo de Fuzileiros, da Marinha.
Os restantes países da CPLP estão presentes com cerca de duas dezenas de efectivos das suas tropas especiais, com a excepção de Timor-Leste que apenas participa com dois oficiais na qualidade de observadores.
Um comunicado do gabinete de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, que refere a participação de Portugal nos exercícios, acrescenta que, com autorização de Angola, os Estados Unidos participam com três observadores na Felino 2004.
Os exercícios envolvem ainda a participação de helicópteros M- 17, M-35 e ALL-III, cedidos pela Força Aérea de Angola, enquanto a Marinha de Guerra disponibiliza uma lancha de desembarque e oito botes pneumáticos.
Esta é a quarta edição destes exercícios militares, mas a primeira que se realiza num país africano de língua portuguesa, depois das anteriores se terem realizado em Portugal (2000 e 2001) e no Brasil (2003).
Neste exercício, que decorre até 26 de Outubro, serão treinados alguns dos procedimentos a aplicar em operações de manutenção de paz, entre os quais a escolta de comboios humanitários, segurança de altas entidades, evacuações médicas, postos de observação e missões de reconhecimento.
A criação destes exercícios militares surgiu na sequência de uma proposta portuguesa apresentada durante a primeira reunião de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas da CPLP, que se realizou em Maio de 1999, em Lisboa.
A próxima edição do exercício "Felino" está marcada para 2005, em Cabo Verde.

Ver Arquivo
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|