Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Ministros da Ciência e Tecnologia CPLP dão prioridade a formação
- 10-Nov-2004 - 15:18


Os ministros da Ciência e Tecnologia da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovaram hoje dar prioridade à formação avançada de recursos humanos e à elaboração de um plano comum de investigação plurianual.


Reunidos em Maputo na III conferência da Ciência e Tecnologia da CPLP, os ministros decidiram reforçar o acompanhamento e coordenação dos mecanismos para a formação avançada e mobilidade de recursos humanos, no sentido da integração das actividades de cooperação num espaço de ciência e tecnologia da Comunidade.

Na declaração final é expressa a intenção de eleger como prioridade a formação avançada de recursos humanos nos mecanismos nacionais de cooperação e sublinhar a importância da área da capacitação científica e técnica, concentrando os recursos disponíveis nesta acção.

Os ministros da Ciência e Tecnologia tencionam ainda concretizar projectos conjuntos de investigação que conduzam no futuro à criação de plataformas tecnológicas e de inovação.

A elaboração de um programa comum de investigação, inovação e formação avançada plurianual, baseado em áreas prioritárias para os países da CPLP, é outra das recomendações constantes na Declaração de Maputo.

Representando Portugal na III reunião, o secretário de Estado da Ciência e Inovação, Pedro Sampaio Nunes, declarou a disponibilidade portuguesa para levar aos países da CPLP os benefícios dos programas da União Europeia e para receber investigadores da comunidade lusófona em projectos financiados pela Comissão Europeia, como no caso da Plataforma da SIDA, Malária e Tuberculose.

Portugal assumiu ainda como importante a partilha de experiências sobre Parques de Ciência e Tecnologia, tendo Sampaio Nunes anunciado o apoio das empresas portuguesa TECPARQUES e brasileira ANPROTEC para o estímulo destas estruturas nos demais países da CPLP.

Segundo o secretário de Estado português, é intenção de Lisboa "abrir aos países da CPLP a experiência do Instituto de Meteorologia no que toca aos projectos internacionais em que está envolvido no âmbito da observação da Terra".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem