As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Parlamento garante restabelecimento de direitos cívicos e políticos
- 27-Nov-2004 - 19:13


O parlamento da Guiné-Bissau aprovou uma resolução que determina o restabelecimento imediato e definitivo a todos os cidadãos do pleno e total gozo dos seus direitos cívicos, políticos e de garantias de segurança em liberdade.


A resolução foi aprovada na Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento), no âmbito do debate sobre o Estado da Nação, requerido pelo Partido da Renovação Social, o maior da oposição, na sequência da sublevação militar de 6 de Outubro último.

Aprovada com 76 votos a favor e duas abstenções, a resolução determina que sejam restabelecidos todos os direitos constitucionalmente estabelecidos, independentemente dos cargos políticos ou militares exercidos, forçados ou não ao exílio.

A medida - conforme consta nas resoluções - permite aos beneficiários circular livremente na Guiné-Bissau "a bem da sua participação efectiva no processo de reconciliação", e visa, por outro lado, apaziguar o clima de tensão reinante na Guiné-Bissau.

Na mesma ocasião, os parlamentares reiteraram o princípio da concessão da amnistia, sendo que na próxima sessão extraordinária, a ser convocada em Janeiro, serão tomadas diligências no sentido da sua efectivação.

Os deputados ainda decidiram criar uma comissão de Reconciliação Nacional, que terá por função, nomeadamente, enraizar a cultura da Paz, promover a consolidação da Unidade Nacional, da Democracia e do Estado de Direito, "desencorajando práticas tendentes a divisão étnica na Guiné-Bissau.

"A presente resolução visa a concórdia nacional como forma de consolidação do Estado de Direito Democrático, marcando uma viragem política definitiva, excluindo todas as formas de tolerância de uso da força como meio de acesso ao poder, assim como de solução de diferendos", lê-se nas resoluções adoptadas no final do debate sobre o Estado da Nação.

Um dos factores tidos em conta para a adopção da resolução foi o memorando de entendimento assinado a 10 de Outubro, pelo Governo, representantes do Estado Maior General das Forcas armadas e da comissão negocial dos militares que se revoltaram a 6 de Outubro último.

O Governo comprometeu-se nesse memorando a trabalhar no sentido da concessão de uma amnistia aos implicados em diferentes sublevações militar, ocorridos na Guiné-Bissau desde o golpe militar dirigido por Nino Vieira, em Novembro de 1980.

Os deputados exortaram as partes envolvidas para o escrupuloso cumprimento desse memorando de entendimento, e felicitaram-nas pela "rápida disponibilidade de encontrar um entendimento".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem