As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Governo lança projecto de pesca para combater pobreza
- 22-Dec-2004 - 16:00


O governo guineense lançou hoje um novo Projecto de Apoio ao Sector das Pescas (PASP) com o objectivo de combater a pobreza, melhorar a dieta alimentar das populações e diminuir o desemprego no país.


Com um investimento de 6,7 milhões de dólares (05 milhões de dólares), o PASP terá nos próximos quatro anos o apoio técnico e financeiro do Banco Africano do Desenvolvimento (BAD).

Na cerimónia do lançamento do projecto, a ministra das Pescas, Maria Helena Embalo, resumiu os objectivos gerais do projecto na estratégia global do governo para o combate ao nível quase endémico da pobreza das populações.

Melhorar e diversificar a distribuição dos recursos proveniente do sector das pescas, considerado a fonte principal de receitas para o Tesouro Público guineense, é também outro dos objectivos do PASP, precisou a ministra das Pescas.

Segundo fontes do ministério das Pescas, o sector contribui com cerca de 40 por cento das receitas para a construção do Orçamento do Estado (OGE) guineense, estando à frente dos subsectores da agricultura e comércio juntos.

Para atingir os objectivos preconizados no projecto hoje lançado, Maria Helena Embalo enumerou um conjunto de acções a implementar para dar corpo ao PASP.

Serão construídos mais e melhores infra-estruturas de apoio ao sector pesqueiro, incrementado o controlo e fiscalização da Zona Económica Exclusiva (ZEE) da Guiné- Bissau, e formados quadros para a administração e gestão.

De acordo com a ministra das Pescas, o governo espera com o PASP aumentar o consumo de pescado para 26 quilograma por cada habitante ainda no decurso de 2004 e já em 2005 fazer subir esse consumo para 28 quilograma por habitante.

Subir a actual cifra registada na pesca artesanal de cinco mil toneladas para mais de nove mil em 2005, ao mesmo tempo promulgar um novo Código de Investimento das Pescas (CIP), criando assim um ambiente favorável à entrada de operadores económicos nacionais e estrangeiros no sector, explicou Maria Helena Embalo.

No âmbito do PASP o governo espera dar emprego efectivo a cerca de 2.500 pessoas, dando primazia a mulheres e aos jovens, acrescentou a ministra das Pescas.

Falando da importância de um projecto dessa natureza para um país como a Guiné-Bissau, o representante residente do BAD em Bissau pediu "rigor e controlo na implementação da iniciativa sobretudo no que toca a utilização dos recursos financeiros disponibilizados pelo seu banco.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem