Pesquisar |
|
Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
Cultura
|
|
Inaugurada na Cidade da Praia a sede de Instituto da Língua Portuguesa
- 18-Jan-2005 - 18:10
O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) tem a partir de hoje uma sede na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, inaugurada pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português, Henrique Freitas.
A Casa Cor-de-Rosa, um edifício do século XVIII, situado no Plateau, zona antiga da Cidade da Praia, capital cabo-verdiana, foi recuperada pelo Instituto Camões com fundos do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), no valor total de 800 mil euros.
O edifício encontrava-se em ruína total e a sua recuperação, que começou em finais de 2001, foi possível devido a um levantamento fotográfico que permitiu as obras sem alterações substanciais à arquitectura original.
Na cerimónia de inauguração, presidida por Henrique Freitas e o seu homólogo cabo-verdiano, Domingos Mascarenhas, o presidente do IILP, Manuel Brito Semedo lembrou que, para além da sede, o instituto necessita de fundos e, para isso, apelou aos membros da CPLP que contribuam para o seu funcionamento.
O IILP, instituição que tem como missão promover e divulgar a língua portuguesa no âmbito da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), tem sofrido com falta de verbas que permitam a sua actividade permanente.
A ideia de criar o IILP surgiu em 1989, na mesma altura em que o então ministro da Cultura do Brasil, José Aparecido de Oliveira, fez um périplo pelos países lusófonos, apelando para a criação da CPLP.
A primeira pedra para a construção de uma sede para o instituto na Cidade da Praia foi lançada em 1998, mas rapidamente a ideia de construir um edifício de raíz foi abandonada e decidida a recuperação da Casa Cor-de-Rosa.
Os estatutos do IILP, considerado a primeira instituição da CPLP, só foram aprovados em Julho de 2001, na VI reunião de Conselho de Ministro da organização, em São Tomé, e a Assembleia Constitutiva realizou-se quase um ano depois.
Para Brito Semedo, esta é uma nova oportunidade para relançar o IILP, lembrando que a Casa Cor-de-Rosa tem agora capacidade para promover conferências, exposições e debates que envolvam a temática da língua portuguesa e da cultura dos países que integram a CPLP.
Os dois governantes que presidiram à inauguração sublinharam nos seus discursos de ocasião que este acto surge de um "momento particularmente auspicioso" das relações entre Portugal e Cabo Verde.
Henrique Freitas, que termina na quarta-feira uma visita de três dias a Cabo Verde, assina ainda hoje na Cidade da Praia o Plano Anual de Cooperação (PAC), no valor de 17 milhões de euros e que terá como objectivo o apoio à política macro-económica de Cabo Verde, investimentos nas infra-estruturas e recursos humanos.
O PAC para 2005 é parte integrante do Programa Indicativo de Cooperação (PIC) de Portugal com Cabo Verde para o triénio 2005/2007, no valor de 55 milhões de euros.

Ver Arquivo
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|