Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Instabilidade preocupa ONU, que quer ajudar no processo transição
- 15-Feb-2005 - 12:03


Os próximos três meses, que coincidem com o processo das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, serão decisivos para o país, pois ainda há uma grande preocupação com a instabilidade política, afirmou em Bissau um enviado das Nações Unidas.


Falando aos jornalistas após uma reunião com o primeiro- ministro guineense, o conselheiro principal do sub-secretário-geral das Nações Unidas para os Assuntos Políticos, Jack Christofikdes, sublinhou, contudo, que a ONU vai apoiar a Guiné-Bissau na preparação das presidenciais, previstas para Maio, mas ainda sem data marcada.

"A ONU tem manifestado, e mantém essa posição, grande preocupação acerca da instabilidade que existe não apenas na Guiné- Bissau, mas também na região. O governo guineense tem feito esforços positivos para fazer regressar o país à ordem constitucional e nós queremos apoiar esses esforços", afirmou.

"Os próximos três meses são uma fase decisiva para a Guiné- Bissau. Mas a ONU vai apoiar a Guiné-Bissau porque pensa que é importante existir um presidente eleito democraticamente num processo livre e justo", acrescentou o diplomata da ONU.

Christofikdes indicou que o objectivo da deslocação ao país, iniciada sábado, é avaliar o actual momento político e militar, uma vez que o Conselho de Segurança da ONU mandatou o secretário-geral da organização, Kofi Annan, a apresentar um relatório nesse sentido.

Segundo Christofikdes, a missão visa, paralelamente, estudar a forma como a ONU pode ajudar a concluir o processo de transição, iniciado com o golpe de Estado de Setembro de 2003 e que culmina com a realização das presidenciais.

"O secretário-geral da ONU está esperançado em que a missão aqui na Guiné-Bissau faça o que puder para ajudar o governo a regressar rapidamente à ordem constitucional", sublinhou, lembrando que o gabinete das Nações Unidas em Bissau está a trabalhar nesse sentido.

Em 1999, a pedido das autoridades guineenses, a ONU instalou no país o Gabinete das Nações Unidas para o Apoio à Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNOGBIS), após o conflito militar de 1998/99, que levou à destituição do então presidente João Bernardo "Nino" Vieira.

O diplomata da ONU sublinhou que as alterações feitas aos termos do mandato da UNOGBIS vão ajudar a restabelecer a confiança dos parceiros internacionais e na manutenção de uma paz duradoura.

O mandato foi alterado em pelo menos duas áreas críticas, a primeira das quais relativa à reforma do sector da segurança, nomeadamente nas Forças Armadas.

"Estivemos hoje de manhã com o CEMGFA (o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Tagmé Na Waie), que garantiu que o Exército quer e vai manter-se fora da política. As Forças Armadas deverão ser um exército republicano e devem apoiar as instituições do Estado", observou Christofikdes.

A segunda alteração tem a ver com a forma como a ONU tem de encontrar uma maneira de cooperar com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e com outras organizações, como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"É muito importante que as Nações Unidas trabalhem com outros parceiros para ajudar a Guiné-Bissau", sustentou.

Quanto a um eventual prolongamento do mandato da UNOGBIS, que expira a 31 de Dezembro deste ano, Christofikdes sublinhou que caberá ao governo guineense definir se pretende manter a missão no país.

"Mas, tal como disse o primeiro-ministro e vários ministros do seu gabinete, está claro que existe um papel a desempenhar pela ONU na assistência ao governo. Estamos preparados e vamos continuar a analisar com o governo a melhor forma de apoiar o processo", concluiu.

Christofikdes, que deixa quarta-feira a Guiné-Bissau, lidera uma missão que integra também elementos ligados aos departamentos dos assuntos Políticos, Humanitários e Prevenção de Crises, e ainda do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Até quarta-feira, a delegação da ONU manterá encontros com as mais altas individualidades do Estado guineense, partidos políticos, sociedade civil e chefias militares, bem como com diplomatas e responsáveis de organizações internacionais instaladas em Bissau.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem