Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Dimensão da língua portuguesa na lusofonia debatida em Viseu
- 17-Jan-2003 - 17:09

A dimensão da língua portuguesa no seio da CPLP e no mundo é uma das questões a abordar na próxima sexta- feira, em Viseu, nas jornadas organizadas pelo Instituto Piaget, com o propósito de preservar e defender o português.

"A organização de umas jornadas de homenagem à língua portuguesa está relacionada com a necessidade que existe em consciencializar, cada vez mais, os cidadãos que residem no espaço lusófono de quanto representa e significa o português na CPLP e no mundo", disse à Agência Lusa Fernando Paulo, coordenador do evento e docente do Instituto Piaget de Viseu.

O docente considerou "a preservação da língua portuguesa fundamental", sustentando que tem de existir uma "intervenção urgente no apoio e na promoção do português".

"Caso não exista esta intervenção, alguns países da CPLP correm o risco de mudarem de idioma", alertou Fernando Paulo, referindo-se a Moçambique, Angola e Timor-Leste, países que estão a fugir da esfera de influência da língua portuguesa.

Assim, de acordo com o professor, estas jornadas serão um ponto de partida para "a preservação, defesa e promoção do português na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa" (CPLP) e uma forma de sensibilizar os cidadãos lusófonos para "a dimensão planetária que o português ocupa no seio da CPLP e no mundo".

Fernando Paulo referiu que aprofundar a presença e consolidar o português no interior da CPLP poderá também ser feito através do seu estudo e do seu ensino.

Por outro lado, o evento a decorrer em Viseu será "o primeiro passo para desencadear uma reflexão mais vasta e profunda sobre a língua portuguesa, que tem como objectivo a realização de um congresso bienal da CPLP dedicado à problemática da lusofonia", precisou.

Estas jornadas funcionam como "um teste de adesão e como uma pré-sensibilização" para a questão do português, disse, salientando que esta iniciativa visa preparar o congresso que irá realizar-se em Novembro.

Nesta festa de homenagem à língua portuguesa irão estar presentes João Augusto de Médicis, secretário-executivo da CPLP, Maria José Stok, presidente do Instituto de Camões, Rui Alberto Pereira, director do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, José Manuel Mendes, presidente da Associação de Escritores Portugueses, autarcas e docentes universitários.

"O projecto planetário da CPLP e o papel da língua portuguesa na realização desse projecto", "A comunicação social na defesa, cultivo e promoção da língua portuguesa", "Política da língua no quadro da CPLP", "Geminação inter-autárquica na CPLP", são temas em análise nas jornadas.

No âmbito do evento, será ainda lançado e apresentado o livro "Tributo à Madre Língua", de Fernando Paulo, que pretende com esta obra fazer uma reflexão sobre o fenómeno da língua portuguesa.

Segundo o autor, "deve-se assumir a língua materna como uma força natural do desenvolvimento de um projecto de educação e cidadania".

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem