Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
João Gomes Cravinho em Bissau para contactos políticos
- 11-Apr-2005 - 23:10


O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português chega terça-feira a Bissau para uma visita de um dia durante a qual, além de manter contactos políticos, oferecerá, em nome da CPLP, um milhão de euros ao governo guineense.


Fonte da missão diplomática portuguesa disse hoje à Agência Lusa que o primeiro acto oficial de João Gomes Cravinho na Guiné-Bissau é a assinatura de um protocolo entre a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Segundo a fonte, o protocolo permitirá a transferência do milhão de euros acordado por Portugal na mini-reunião de doadores realizada em Fevereiro último em Lisboa e que será entregue no quadro da CPLP.

A verba destina-se a apoiar o Programa de Emergência Pós-Conflito da Guiné-Bissau e o próprio Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2005 que, em Fevereiro, tinha um défice de 26 milhões de euros.

A reunião de Lisboa serviu para atenuar o défice orçamental e alguns dos doadores prometeram apoiar financeiramente os dois programas, agendando, na ocasião, para Outubro ou Novembro próximos, a reunião alargada dos parceiros internacionais da Guiné-Bissau.

Na parte política, Gomes Cravinho será recebido pelo chefe de Estado, Henrique Rosa, pelo presidente do Parlamento, Francisco Benante, pelo primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e também pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Tagmé Na Waie.

A ideia é inteirar-se da situação política no país, que vai realizar, a 19 de Junho próximo, as terceiras eleições presidenciais multipartidárias da sua história, que se seguem às de 1994 e 1999. Os mandatos dos presidentes então eleitos não chegaram ao fim, devido a outros tantos golpes de Estado.

De tarde, João Gomes Cravinho, que chega a Bissau cerca das 08:30 locais (09:30 em Lisboa) a bordo de um avião "Falcon", da Força Aérea Portuguesa (FAP), terá encontros com dirigentes dos cinco partidos políticos guineenses com representação parlamentar: Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, 45 deputados), Partido da Renovação Social (PRS, 35) e Unido Social-Democrata (PUSD, 17) e as coligações União Eleitoral (UE, dois) e Aliança Popular Unida (APU, um).

Antes de partir de Bissau, ao fim da tarde, Cravinho poderá ainda reunir-se com o representante do secretário-geral das Nações Unidas em Bissau, o coronel moçambicano João Bernardo Honwana.

A visita do governante português ocorre um dia antes da do presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, que permanecerá apenas quatro horas em Bissau, no âmbito de uma digressão que efectua a cinco países africanos: Camarões, Nigéria, Gana e Senegal.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem