Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Gomes Cravinho recusa comentar críticas feitas a Portugal
- 12-Apr-2005 - 18:44


O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português recusou hoje comentar os assuntos políticos internos da Guiné-Bissau, incluindo as críticas da oposição guineense à actuação de Portugal no país africano.


À chegada a Bissau, às 08:45 locais (09:45 em Lisboa), para uma visita de um dia, João Gomes Cravinho realçou que a posição de Lisboa é muito clara e que passa pelo apoio ao processo de transição em curso e às autoridades guineenses.

"Não compete a Portugal entrar em jogos políticos internos. A nossa posição é muito clara e somos leais e bons amigos da Guiné- Bissau", afirmou, aludindo às críticas formuladas pelo maior partido da oposição guineense, o Partido da Renovação Social (PRS), que acusou quinta-feira Lisboa de ingerência interna.

Gomes Cravinho, que deixa Bissau ao fim da tarde, reiterou a preocupação de Portugal quanto ao momento político guineense, sublinhando que a posição é idêntica à manifestada já pelo Conselho de Segurança da ONU e pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e por outras entidades internacionais.

"Neste momento, não há razão para qualquer tipo de alarmismo. Há uma carta de transição política e um processo de transição que Portugal apoia e continuará a apoiar", afirmou o governante português.

Sobre a deslocação a Bissau, Cravinho sublinhou que é sua intenção conhecer e dar-se a conhecer às autoridades guineenses, dado que tomou posse como secretário de Estado há menos de um mês.

Nesta visita, Gomes Cravinho assinará um protocolo entre a CPLP e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que permitirá a transferência de um milhão de euros concedidos por Portugal na mini-conferência de doadores, realizada em Fevereiro último em Lisboa, para apoiar o Programa de Emergência Pós-Conflito da Guiné-Bissau. O secretário de Estado português será ainda recebido pelo chefe de Estado, Henrique Rosa, pelo presidente do parlamento, Francisco Benante, pelo primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Tagmé Na Waie.

Cravinho manterá ainda encontros com os cinco partidos políticos com representação parlamentar.

Portugal está também a apoiar a preparação das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, marcadas para 19 de Junho próximo, com o envio de material eleitoral.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem