As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Governo quer regulamentar normas de conservação de monumentos
- 19-Apr-2005 - 16:34


O governo moçambicano quer adoptar ainda este ano um regulamento sobre as normas para a conservação e critérios para a classificação de monumentos e sobre as actividades arqueológicas em meio subaquático.


Falando segunda-feira no lançamento de um livro sobre a conservação dos antigos edifícios de pedra coral, que assinalou a passagem do dia dos monumentos no país, o vice-ministro da Educação e Cultura de Moçambique, Luís Covane, assegurou que o seu executivo está a preparar várias acções no sentido de criar um instrumento legal neste domínio.

"As deterioração, desaparecimento ou destruição de qualquer parcela do património cultural constitui uma perda irreparável para o país e para o mundo em geral", disse.

Assim, prosseguiu, "compete ao governo, aos diversos organismos públicos e privados, e aos cidadãos em geral, a responsabilidade de impedir este processo assegurando aos bens do património cultural a necessária protecção".

Justificando a iniciativa governamental, Covane disse que "é no património cultural que está a memória do povo, pelo que a sua protecção assegura a perenidade e a transmissão às gerações futuras não só do legado histórico, cultural e artístico dos nossos antepassados como também das conquistas, realizações e valores contemporâneos".

Covane referiu que, até ao momento, a Ilha de Moçambique é o único bem patrimonial de carácter universal no país, afirmando que para inverter a situação, o governo está empenhado numa estratégia de transformar a ilha num centro de intercâmbio cultural e artístico.

A Ilha de Moçambique, primeira capital colonial, está classificada como património mundial pela UNESCO e, no último ano, viveu uma forte polémica com a venda na Europa de património sub- aquático oriundo da zona.

A venda foi efectuada na Holanda pela empresa registada no "off-shoreÈ da Madeira Arqueonautas SA, de cujo conselho consultivo fazem parte D. Duarte Pio de Bragança, descendente dos últimos reis de Portugal, o almirante Isaías Gomes Teixeira e Stefan von Breisky, entre outros, e provocou fortes críticas da comunidade arqueológica internacional.

No livro "Conservação dos antigos edifícios de pedra coral", publicado pela Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane, é descrito o processo de desagregação que sofrem edifícios construídos em pedra na Ilha de Moçambique e em Inhambane.

"Da observação das restaurações já efectuadas, emerge que esta patologia das paredes e muros foi tratada com eficácia modesta e só raramente obteve-se um sucesso durável e conveniente", assinalam os seus autores, Maurizio Berto e Mohamad Arif, acrescentando que o fenómeno da desagregação se estende a outros locais, como a ilha do Ibo, no norte de Moçambique.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem