Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Investigadores defendem renovação do ensino da História do arquipélago
- 3-Jun-2010 - 17:28


Vários historiadores cabo-verdianos, portugueses, guineenses e brasileiros defenderam a necessidade de renovar e reforçar o ensino da História de Cabo Verde no ensino básico e secundário do país, nomeadamente a da Cidade Velha.


A medida está expressa nas resoluções finais de um simpósio subordinado ao tema “Cidade Velha: A Cultura Afro/Mundo. O Futuro do Passado”, que decorreu na Ribeira Grande de Santiago, 15 quilómetros a oeste da Cidade da Praia, após três dias de trabalhos.

Leopoldo Amado, historiador guineense e relator do simpósio, em declarações à agência Lusa após a leitura das conclusões, sublinhou a necessidade de se “aprofundarem” os estudos sobre o passado da Cidade Velha, nome por que é conhecida a Ribeira Grande de Santiago, consagrada a 26 de Junho de 2009, pela UNESCO, como Património Mundial da Humanidade.

Resumindo as conclusões, Leopoldo Amado, radicado em Cabo Verde há já alguns anos, realçou a importância do aprofundamento e divulgação da História de Cabo Verde, uma vez que a historiografia do arquipélago, sobretudo a da Cidade Velha, está “articulada” com a de outros espaços sociais e culturais.

Foi a partir da Cidade Velha, antigo entreposto comercial do tráfico negreiro dos séculos XVI, XVII e XVIII e primeira capital do arquipélago, que os escravos oriundos do Continente Africano partiram para as Américas, nomeadamente para o Brasil.

Nesse sentido, há necessidade de investir na sensibilização e educação patrimonial da população cabo-verdiana, nomeadamente dos jovens, devendo, para tal, serem produzidos materiais didácticos “apelativos”, defendeu.

Leopoldo Amado salientou também o lançamento da edição, em CD-ROM, da História Concisa de Cabo Verde, que permitirá, a partir de agora, dar a conhecer a todos, sobretudo à população estudantil, “uma visão mais aprofundada da sua história e geografia”.

Ontem, 341 dias após o anúncio, a Cidade Velha recebeu o certificado da UNESCO que a consagra como Património Mundial da Humanidade, entregue pelo ministro da Cultura brasileiro, Juca Ferreira, na qualidade de presidente em exercício do respectivo comité, na presença do primeiro ministro cabo-verdiano, José Maria Neves.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem