As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Manchete
Tio Sam congela ou restringe contas
a Angola, Moçambique e Cabo Verde

- 16-Nov-2010 - 20:46


Só em África o Bank of America apertou o cerco a 17 países. Ao todo são 36 atingidos por dúvidas de branqueamento de capitais

As representações diplomáticas e de negócios de um grupo de pelo menos 17 países africanos, incluindo Angola, Cabo Verde e Moçambique, têm o acesso a contas bancárias nos EUA congelado ou restringido, confirmam fontes oficiais. As restrições foram impostas pelo Bank of America e por outros grandes bancos comerciais dos EUA, e abrangem pelo menos 17 países africanos e outros tantos de outras regiões, segundo fontes governamentais dos EUA, citadas pela agência Bloomberg.


Embora não se conheça uma lista dos países afectados, os nomes referidos são Angola, Moçambique e Cabo Verde, além da Mauritânia, Malawi, Guiné-Equatorial, República Democrática do Congo, Suazilândia, República Centro Africana, Gâmbia, Lesoto, Serra Leoa, Suazilândia, Burundi, República do Congo, Madagáscar e Namíbia.

A agência de notícias especifica que as fontes citadas, governamentais e de outros sectores, pediram para não serem identificadas devido aos problemas diplomáticos que esta situação está a gerar.

Em relação a Angola, algumas fontes levantaram a hipótese de estar em causa o novo embaixador dos EUA em Luanda, Christopher McMullen, confirmado para o cargo pelo Senado em Outubro, a ocupar a função enquanto esta questão persistir.

"O Departamento de Estado dos EUA lamenta profundamente os inconvenientes, nalguns casos muito graves, a que as embaixadas africanas e outras estão sujeitas, devido às medidas tomadas por alguns bancos comerciais norte-americanos", disse o adjunto do Secretário de Estado, Johnnie Carson, quando questionado sobre este problema.

Os países africanos estão a recorrer directamente à administração do presidente Barack Obama para que interfira, como fez nomeadamente a embaixadora de Angola, Josefina Pitra Diakite, que pediu a intervenção da chefe da diplomacia norte-americana, Hilary Clinton.

Segundo a VOA News, que já tinha avançado alguma informação sobre este tema, as contas afectadas pertencem a 36 países, 17 deles africanos, referenciados pelo Grupo de Trabalho de Acção Financeira. Trata-se de um organismo internacional, criado no âmbito da ONU, para combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo e promover a transparência bancária.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
Construção e optimização de  web sites - NOVAimagem  - search engine optimization
 Ligações

 Jornais Comunidades
Algarve Car Hire
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites Portugal por NOVAimagem