Invista em Portugal, nós apoiamos
Construção de sites Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
Governo aponta o ensino como principal arma para combater a pobreza
- 6-Aug-2004 - 13:46


O vice-ministro da Educação para a Reforma Educativa, Pinda Simão, apontou hoje na cidade do Lubango, província da Huíla, o ensino como uma das principais armas a utilizar pelo governo no programa de combate à pobreza e o analfabetismo em Angola.


Segundo o governante, o governo continua engajado no reforço e na mobilização de recursos para inverter o actual quadro educacional no país, considerado ainda preocupante.

Pinda Simão proferiu estas palavras no acto de abertura do primeiro fórum nacional sobre a "Educação no meio rural", que decorre sob o lema "Por um ensino ajustado aos interesses e necessidades das comunidades rurais, todos unidos em busca de soluções", promovido pela Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).

O governo, prosseguiu Pinda Simão, está a reforçar o programa de formação e superação de quadros, assim como consolidar as parcerias no domínio da educação no ensino primário, principalmente nas comunidades rurais, onde o funcionamento das escolas é ainda débil.

Este pressuposto, referiu, passa também pela conclusão do assentamento das populações nas suas zonas de origem, através do desanuviamento do êxodo populacional nos grandes centros urbanos, bem como investindo na produção agropecuária como instrumentos de redução da pobreza.

O primeiro fórum nacional sobre a "Educação no meio rural" conta com a participação de 120 pessoas oriundas das 18 províncias do país e parceiros sociais nacionais e estrangeiros. Tem como objectivo contribuir para a melhoria do ensino/aprendizagem ajustados aos interesses das comunidades rurais.

Até sábado, os participantes vão reflectir sobre a educação não formal e o desenvolvimento comunitário, o ensino no meio rural visto pelo Ministério da Educação, a experiência da ong norueguesa, Ajuda Desenvolvimento de Povo para Povo, sobre a formação de professores, bem como a experiência da Guiné Bissau com as escolas ambientais.

Promover espaços de reflexão e debate sobre a educação no meio rural, envolvendo vários estratos da sociedade, divulgar a experiência de trabalho da ADRA com a educação no meio rural, através do programa Ondjila são, entre outros, temas a serem analisados no evento.

Fonte: Angop


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO